Publicidade
Anuncie conoscoSe em algum momento você já pensou em tomar alguma vitamina para melhorar o aspecto das unhas e cabelos, essa resenha é para você! Conheça mais sobre a Biotina e os benefícios dela para o seu corpo.
O que é Biotina?
A Biotina é uma vitamina, também conhecida como vitamina H ou B7, responsável pela produção de proteínas em nosso corpo, principalmente para pele, unhas e cabelos. Ela pode ser encontrada em diversos alimentos, como: amêndoas, avelãs e até mesmo em cereais integrais.
Para que ela serve?
A Biotina proporciona diversos benefícios para o organismo, como, por exemplo, auxiliar na saúde dos cabelos, no fortalecimento das unhas e na melhora no aspecto da pele. Além disso, a Biotina também auxilia no bom funcionamento do intestino e garante energia para as células em geral.
Biotina Para o Cabelo e para a pele
Quando eu ouvi falar da Biotina, estava procurando algum suplemento ou vitamina que me auxiliasse no fortalecimento e crescimento dos fios. Eu estava há, praticamente, cinco anos com química nos cabelos (seguidas tinturas e progressivas), o que me fez perder muita quantidade de fios e também deixá-los frágeis.
Procurei algumas referências para comprar o produto e, depois de encontrar algumas referências, conclui que uma boa opção seria usar as cápsulas prontas ou mandar manipular. Acabei optando pela primeira opção, para testar a vitamina e ver se ela realmente valeria a pena.
Em 15 dias de uso (tomando uma cápsula pela manhã e outra à noite), pude perceber que a saúde do meu cabelo estava se recuperando. Com o uso contínuo, notei uma melhora no brilho, diminuição das pontas duplas e, principalmente, percebi que meu cabelo está “enchendo” novamente, ou seja, o volume está voltando ao normal e, a cada semana, novos babys hair aparecem.
Confira na imagem como é o meu cabelo natural - achei importante fotografá-lo desta maneira para de fato ser possível ver a diferença. Entre uma foto e outra, houve o intervalo de 15 dias: a primeira (da esquerda) foi tirada no dia em que comecei a tomar as cápsulas, e a segunda (da direita) após 15 dias de uso.
Na foto, o que mais me chamou a atenção foi o fato das pontas estarem mais alinhadas - e eu não cortei o cabelo neste período. Mesmo com a roupa preta dá foto, é possível ver que os fios voltaram a crescer igualmente. Além disso, também percebi que meu cabelo está voltando a ter o volume de antigamente.
A próxima foto, foi tirada após 20 dias tomando as cápsulas de Biotina, e o cabelo está finalizado com o secador. Nela, é possível perceber o crescimento e alinhamento dos fios. As pontas ainda não estão totalmente alinhadas, mas estou aguardando o término do tratamento com as 60 cápsulas para cortá-lo.
Pela foto fica complicado ter essa percepção, mas o brilho do cabelo está muito melhor, além do aspecto de hidratação.
Vale reforçar que, além da Biotina eu também utilizo outros produtos no dia a dia para conseguir um melhor resultado. Eu costumo usar uma linha de shampoo e condicionador que seja específica para a regeneração dos fios.
Além disso, também uso leave-ins com Óleo de Argan e um tônico de crescimento e controle de queda, praticamente todos os dias.
Agora, em relação à pele e unhas, confesso que, no meu caso, não senti muita diferença. Então, se você for usar o produto procurando por essa melhoria, talvez seja o caso de buscar outras indicações.
Publicidade
Anuncie conoscoA Biotina causa efeitos colaterais?
De maneira geral, a Biotina não possui nenhum efeito colateral grave, como o ganho de peso, ou semelhante. Com 20 dias de uso, eu não tive nenhum problema relacionado ao uso da vitamina.
Contudo, pesquisei a respeito e pude entender que, quando a vitamina é ingerida em grande quantidade (além do recomendado), pode causar desconforto intestinal ou reações na pele em algumas pessoas.
A dica é: consultar seu (sua) dermatologista antes de iniciar um tratamento com Biotina. Mesmo sendo apenas uma vitamina, é sempre importante ter o acompanhamento de um (a) especialista. Além disso, siga direitinho as recomendações de uso!
Qual marca eu recomendo?
A marca de Biotina que estou usando é a Duom, e posso dizer que estou bem satisfeita com o resultado. Ela é uma marca fácil de encontrar, seja em lojas de artigos naturais, farmácias e até mesmo em alguns mercados.
A embalagem possui 60 cápsulas com 450mg de vitamina por unidade. O produto não possui nenhuma caloria e não contém glúten.
Ingredientes: Amido e Biotina. Cápsula (colorida artificialmente): Gelatina, Água e Corantes Dióxido de Titânio, Amarelo de Quinoleína, Azorrubina e Vermelho 40.
Além de comprar as cápsulas prontas, também é possível manipular o produto, basta ter uma receita emitida por um (a) dermatologista. Então, como já mencionei antes, vale a pena consultar um (a) médico (a) para entender se faz sentido incluir essa vitamina no seu dia a dia.
Quando comecei a usar a Biotina, meu cabelo estava fraco, sem brilho e muito fino. Com cerca de 25 dias de uso, pude perceber a saúde do meu cabelo sendo recuperada, isso claro, aliado com uma nova rotina capilar.
Estou muito satisfeita com o resultado, e pretendo continuar ingerindo a vitamina diariamente para manter os resultados alcançados até agora - e garantir fios cada vez mais saudáveis.
Qual a sua dica para cuidar da saúde dos fios? Você toma alguma vitamina? Compartilhe suas dicas conosco, deixando um comentário!
Tags
#Saúde Capilar