Creme para Estrias

Creme para Estrias: Saiba como eles podem te ajudar no tratamento dessas marcas indesejadas!

Mesmo sendo bastante comuns, as estrias costumam incomodar muita gente. Elas costumam aparecer em diversas partes do corpo, principalmente nos seios, barriga e glúteos. Elas são marcas comuns em homens e mulheres e, podem ser causadas por predisposição genética às mudanças hormonais ou ganho de peso repentino.

Mas a boa notícia, é que há diversas soluções possíveis para tratar e atenuar as estrias de todos os tipos e nas mais variadas áreas do corpo. É importante ressaltar que para descobrir o melhor tratamento para você, é preciso consultar um (a) dermatologista que irá analisar qual o seu tipo de estria e como tratá-las.

As opções são inúmeras, podendo ser em óleo, pomada ou creme com vitaminas e óleos com propriedades regeneradoras, indicados para estrias recentes (avermelhadas) ou as mais antigas (esbranquiçadas, devido a ausência de produção de melanina).

No texto de hoje, você vai entender o que de fato são as estrias, o que são os cremes para o tratamento, para que servem e indicações de produtos. Continue a leitura para saber mais.

O que são Estrias?

Pele com estrias: (Monika Kozub/Unsplash)

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), as estrias são uma atrofia tegumentar, que surgem quando as fibras elásticas e colágenas (responsáveis pela firmeza da pele) se rompem e formam “cicatrizes” na superfície da pele, que podem ser levemente elevadas.

Em outras palavras, elas se formam quando uma região do corpo se expande rapidamente, desencadeando uma inflamação e, em seguida, rompendo as fibras de colágeno e elastina que sustentam a nossa pele. Com isso, elas perdem sua estrutura original ocasionando assim as cicatrizes, que conhecemos como estrias.

Isso pode acontecer no processo de ganho de peso, gestação, aumento excessivo dos músculos por exercícios físicos (hipertrofia), colocação de expansores sob a pele ou próteses (de mamas, por exemplo), entre outros. As estrias são mais comuns em mulheres, e podem ter diferentes tipos, texturas, tamanhos e coloração.

As estrias são caracterizadas por um processo inflamatório e a maneira como se apresentam, depende do seu estágio, podendo ser rosadas ou brancas. Elas costumam aparecer nas áreas em que o nosso corpo armazena gordura, como barriga, quadris, coxas, seios e nádegas.

Tipos de Estrias

As estrias podem aparecer em duas colorações na pele: rosadas ou brancas. É a cor que define a fase em que ela está, o que pode variar também de acordo com a cor da pele. Entenda melhor a seguir cada uma delas:

Estrias vermelhas ou rosadas

Estrias vermelhas — gestação: (Saildancer/Pixabay)

As estrias vermelhas ou rosadas, possuem essa coloração devido ao rompimento de pequenos vasos sanguíneos encontrados na pele. Decorrente disso, forma-se uma espécie de vergão evidente na pele. Estrias dessa cor, são aquelas mais recentes e que podem ser tratadas, pois, sua capacidade de regeneração é maior.

Estrias roxas

A coloração roxa nas estrias, indicam que elas estão no meio do processo inflamatório. Enquanto elas estão avermelhadas ou rosadas, significa que a ruptura das fibras da pele é recente. Mas, conforme ocorre a cicatrização, a tendência é que as marcas escureçam gradualmente. Futuramente, elas vão ficar branquinhas e indicar o fim do processo inflamatório.

Estrias brancas

As estrias brancas têm essa coloração devido à atrofia e diminuição das células melanócitos, produtoras de melanina e responsáveis pela pigmentação da pele. Isso indica que a região já não recebe mais irrigação sanguínea suficiente no local, o que faz com que a capacidade de regeneração das estrias brancas seja muito menor do que as avermelhadas.

O que é Creme Para Estrias e para que servem?

Textura creme: (Anna Shvets/Pexels)

O creme para estrias, ajuda a reorganizar as fibras que foram quebradas, melhorando assim, a aparência das cicatrizes. Contudo, o produto apresenta maior eficácia em marcas avermelhadas ou roxas, que estão em um processo mais inicial.

As estrias brancas, por já terem passado pelo processo inflamatório, exigem um tratamento mais potente para que possam ser reduzidas ou eliminadas. Os cremes para estrias atuam de duas formas: além de melhorarem a aparências das estrias já existentes, também evitam que novas se formem.

Os cremes utilizados para esse fim, devem ter propriedades hidratantes e cicatrizantes, além de contribuir para a formação de fibras colágeno e elastina, como o ácido glicólico, retinoico, vitamina C ou o óleo de camomila, por exemplo. Esses ativos, ajudam a alinhar as fibras da pele e deixá-las mais uniformes, suavizando sua aparência.
Durante a gestação, em geral, o objetivo da mulher é prevenir o surgimento dessas marcas. Já as pessoas que já apresentam estrias em diversas partes do corpo, acabam preferindo um creme de tratamento. De maneira geral, e possível encontrar cremes para estrias que oferecem ambos os benefícios simultaneamente.

Contudo, na gravidez é preciso se atentar aos ingredientes presentes na formulação dos produtos utilizados pela futura mãe, pois muitos deles, podem afetar o bebê de forma grave e permanente, principalmente os produtos de uso contínuo. Um exemplo de ingrediente é a ureia, que costuma aparecer em diversos cremes para estrias, mas pode causar malformações no feto.

A melhor opção nestes casos, é optar por produtos específicos para gestantes, que são bem comuns devido ao problema ser bem comum nessa fase. Independentemente disso, o ideal é sempre buscar a orientação médica antes de utilizar qualquer produto durante a gestação.

Opções/Melhores marcas

Agora que já falamos sobre o que são as estrias, quais os tipos e o que são os cremes para estrias, fizemos uma lista abaixo com alguns dos produtos mais conhecidos no mercado para o tratamento dessas marcas. Confira a seguir:

Dermage

O Dermage Striactive para o Corpo, pevine o surgimento de novas estrias, além de suavizar a aparência das já existentes, graças à sua fórmula ultraconcentrada, rica em agentes hidratantes, vitaminas e óleos vegetais. Ele possui ação hidratante, regeneradora e cicatrizante, aumentando assim a resistência, elasticidade e firmeza da pele.

Adcos

O Elastcream da Adcos é um creme hidratante desenvolvido especificamente para a prevenção e o aparecimento das estrias. Ele hidrata, nutre e promove mais elasticidade à pele, além de possuir rápida absorção e não deixar resíduos de oleosidade.

Além disso, ele fortalece as fibras e possui um complexo antielastase, que protege a elastina da enzima elastase, responsável por destruir as fibras. O produto é indicado para pessoas com alteração acentuada de peso, adolescentes, pessoas em pré e pós-operatório de prótese de silicone, e inclusive para gestantes.

O produto deve ser usado diariamente, de 2 a 3 vezes ao dia (pela manhã e a noite), nas regiões mais propensas ao aparecimento das marcas, massageando até a completa absorção.

Mustela

O Mustela Creme para Estrias com Ação 3 em 1, foi desenvolvido para prevenir o aparecimento de estrias durante e após a gestação. Ele hidrata de forma prolongada, reforça a elasticidade da pele e acalma a sensação de coceira.

Sua textura é cremosa e de rápida absorção, com uma fragrância delicada e ingredientes hipoalergênicos. Seu uso é permitido para gestantes, pois ele é testado e recomendado por dermatologistas e obstetras.

Cicatricure

O Cicatricure Creme Corporal Antiestrias atua na prevenção e diminuição de estrias. Além disso, ele ajuda a manter a elasticidade da pele, uniformizar o tom e melhorar a aparência das estrias.

A aplicação deve ser feita de duas a três vezes ao dia, massageando suavemente as áreas mais propensas a estrias, como abdômen, coxas e glúteos. Segundo a marca, o produto diminui visivelmente a aparência das estrias já nas primeiras semanas de uso.

Isdin

O Woman ISDIN Antiestrias é um hidratante corporal antiestrias para peles sensíveis, dermatologicamente testado, com ação antioxidante e rápida absorção. A marca apresenta evidências clínicas que demonstram a sua eficácia na prevenção e redução de estrias.

Ele é formulado com ingredientes de origem natural como a Centella Asiática, o Óleo de Rosa Mosqueta e a Manteiga de Shorea, além de Vitamina E. O produto ajuda a estimular a regeneração dos tecidos, ativando a síntese de colágeno e elastina.


Apesar de as estrias serem um problema bastante comum, existe tratamento, que pode variar de acordo com o estágio das cicatrizes. Os cremes para estrias podem ser seus grandes aliados para isso.

Continue acompanhando o Guia Make para mais dicas de produtos, tratamentos de beleza, maquiagem e muito mais.