Creme para Celulite

Creme para Celulite: O que é, como usar e será que funciona mesmo?

A celulite, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, é o nome popular para a lipodistrofia ginoide, que é o depósito de gordura sob a pele. Simplificando, ela é responsável pelo aspecto ondulado da epiderme, causando o famoso aspecto de “casca de laranja” em diversas áreas do corpo.

Ela é mais comum entre as mulheres e, de acordo com a SBD, afeta cerca de 95% das mulheres após a puberdade. A celulite é menos comum em homens, mas pode aparecer em casos de desequilíbrio hormonal.

Diferente do que as pessoas pensam, o sobrepeso ou a obesidade não são condições necessárias para o aparecimento da celulite, ela também pode acometer pessoas magras.

A preocupação com a celulite é um fator estético, pois ela não é considerada uma doença. Seu aparecimento costuma ocorrer principalmente nas áreas em que a gordura está sob a influência do hormônio feminino (estrógeno), como quadris, coxas e nádegas.

Com essa preocupação das pessoas com a celulite, é que o mercado de cosméticos passou a desenvolver os cremes para celulite, que descobriremos no texto de hoje o que são, se funcionam e como deve ser usado. Continue a leitura para saber mais.

O que é Creme para Celulite?

O creme para celulite é considerado um aliado no combate a celulite, nas mais variadas partes do corpo. Os famosos “furinhos”, que são o pesadelo de muita gente, também ganharam um cosmético dedicado a melhor a aparência da pele, que passou a fazer parte da rotina diária dos cuidados com a pele. Esse produto, tem o intuito de favorecer a quebra de gordura e a circulação linfática e sanguínea.

Ele funciona mesmo?

Sabemos bem que nenhum cosmético é capaz de fazer milagre. Contudo, os cremes para celulite funcionam sim. Quando possuem uma formulação eficaz, podem potencializar o efeito de diversos tratamentos estéticos, como drenagem linfática e ultrassom de alta frequência, para tratar esse problema.

A drenagem linfática, por exemplo, estimula a circulação e ajuda a eliminar o líquido que fica retido no corpo, diminuindo o inchaço. Ela atua suavizando o tecido fibroso e os sulcos responsáveis pelo aspecto de casca de laranja. Esse tratamento pode ser potencializado com o uso de um creme para celulite, aliado com os movimentos da drenagem.

Já o ultrassom, atua produzindo efeitos térmicos e mecânicos na pele e, com o auxílio dos cremes para celulite, ajudam a reduzir a gordura localizada e combater a flacidez. Vale lembrar que, segundo especialistas, o creme para celulite deve fazer parte de um tratamento completo, que inclua: prática de exercícios, dieta balanceada e hábitos de vida saudáveis.

Como usar

Se você quer usar um creme para celulite para te ajudar a reduzir os furinhos, é preciso ser persistente, pois de nada adianta usar o produto um dia e depois parar. Durante o uso, a indicação é aplicar duas vezes ao dia massageando a região com movimentos circulares para ativar a circulação, pois isso ajuda a estimular a ação do creme e sua penetração na derme.

De acordo com dermatologistas, o melhor horário para usar o creme para celulite é após o banho, porque os poros ainda estão dilatados pela água morna, o que facilita a absorção das substâncias do cosmético.

Para potencializar o efeito do produto, aplique durante o banho um esfoliante de sua preferência nas regiões do corpo com celulite, fazendo movimentos circulares, antes de usar o creme para celulite. Outra dica, é usar o produto após a prática de exercícios físicos, pois a circulação sanguínea está mais intensa e ajuda a acelerar o efeito do produto.

É importante se atentar para as reações que podem ocorrer após o uso desse tipo de produto, pois é comum ter sensações de calor ou resfriamento nas partes do corpo em que o creme foi aplicado.

Isso acontece como um sinal de que a circulação da área está sendo estimulada e os ativos do creme estão entrando em ação. Contudo, se você tiver a pele sensível, pode desenvolver algum tipo de irritação na pele.

Nesses casos, verifique sempre se o creme é hipoalergênico, testado dermatologicamente e fique de olho nas contraindicações. É importante sempre seguir as instruções do rótulo e consultar dermatologistas, que irão indicar a formulação perfeita para o seu tipo de pele.

Qual o melhor

Cada organismo é único, portanto, as formulações dos cremes para celulite podem agir de formas diferentes em cada pessoa. Entretanto, alguns produtos são mais “famosos” e recomendados devido aos seus resultados positivos. Confira a seguir, os cremes para celulite com as melhores avaliações do mercado.

Bye Bye Celulite - Nivea

O Gel creme para celulite e firmador da Nivea hidrata de forma intensa e melhora a flacidez da pele, proporcionando mais firmeza e suavizando as marcas e furinhos em até 3 semanas (de acordo com a marca).

Ele age através dos ativos tecnológicos, como a Coenzima Q-10, L-Carnitina e Extrato de Lótus presentes na formulação. Essas substâncias ajudam a estimular a renovação celular e reduzir a gordura localizada, que é a responsável pela flacidez e celulite.

O produto é dermatologicamente testado, e deve ser usado diariamente sobre a pele limpa, nas áreas afetadas pela celulite, como coxas, glúteos, barriga e culotes, até que seja completamente absorvido. Não é necessário massagear durante a aplicação.

Reduxcel Anticelulite - Adcos

O Reduxcel Anticelulite e Redutor da Adcos uniformiza a textura da pele, diminui o inchaço e ajuda a redefinir o contorno do corpo. Ele é indicado para as regiões do quadril, glúteo e coxas.

Ele atua realizando uma espécie de drenagem na pele, que estimula a microcirculação sanguínea e diminui a aparência das celulites. O creme é dermatologicamente testado e pode ser usado por qualquer tipo de pele. Segundo a marca, após 15 dias de uso a pele fica mais lisa, firme e uniforme, com uma visível redução das celulites.

Sua ação é garantida por ingredientes como:

  • Neurocafein, Cafeína Pura 3% e Pro Sirtuin: estimulam a quebra de gorduras, melhorando a drenagem e reduzindo a celulite.
  • Complexo Drenante: é uma combinação de agentes descongestionantes, vasoprotetores e antiedema.
  • Dermochlorella: é o extrato de uma microalga verde que melhora a microcirculação da pele, ajudando a suavizar as imperfeições vasculares.
  • Fosfatidilcolina (Lecitina): atua dentro das células de gordura localizada, direcionando-as para as vias naturais de excreção.
  • Micropigmentos Refletores: o creme possui o efeito de disfarce das imperfeições da pele, como a celulite.
  • Hidroxyprolisilane: ajuda a regenerar a atividade do colágeno e da elastina que atuam proporcionando firmeza para a pele.
  • Mentol: dilata os vasos sanguíneos, proporcionando a sensação de resfriamento que, consequentemente, ajuda a reduzir medidas.
  • Manteiga de Karité e Ômegas 6, 7 e 9: atua recuperando a barreira de proteção natural da pele para mantê-la hidratada.

Gel-Creme Redutor de Medidas e Celulite - Hidrabene

O gel-creme redutor de medidas e celulite da Hidrabene ajuda a firmar a pele, combatendo a flacidez, a gordura localizada e a celulite. Ele é testado dermatologicamente, vegano e cruelty free, além de ser absorvido rapidamente pela pele e deixá-la sedosa e perfumada.

O creme possui ação refrescante e, é formulado com ativos que atuam aumentando a lipólise e a microcirculação, o que proporciona uma ação drenante que atua diretamente sobre a celulite.

A marca recomenda aplicar o produto nas áreas afetadas duas vezes ao dia, massageando até a completa absorção. Os resultados são uma pele com aparência mais uniforme, mais firme e com uma visível redução da celulite. Atuam para garantir esse efeito, ingredientes como:

  • Cafeisilane C: age no corpo como lipolítico, fazendo a drenagem de líquidos e toxinas, o que ajuda a combater a celulite e promover mais firmeza para a pele, além de hidratar, claro.
  • Nano Cellulitech: atua no tratamento da celulite e na redução de medidas, proporcionando ação drenante e melhorando a microcirculação.
  • Óleo de Oliva: rico em agentes emolientes e nutritivos, que hidratam e facilitam a massagem.

Celslim 8 Sérum para Celulite - Anna Pegova

O Sérum anticelulite da Anna Pegova, ajuda a reduzir a celulite e as ondulações da pele, além de diminuir a gordura localizada. Sua fórmula contém 8% de cafeína estável, que age ao longo do dia, atuando na redução da celulite persistente.

Além disso, o produto estimula a lipólise e reduz a quantidade de gordura armazenada e inibe a formação de novas células gordurosas. Os resultados a seguir, são garantidos pelos cientistas do Laboratório Anna Pegova:

  • Reduz a celulite resistente e com irregularidades mais visíveis;
  • Reduz o aspecto das ondulações;
  • Reduz gorduras localizadas, proporcionando a redução de medidas;
  • Melhora a textura da pele;
  • Possui um efeito drenante que reduz o inchaço.

Aplique o produto duas vezes ao dia, pela manhã e à noite, nas regiões do corpo com celulite. Massageie com movimentos firmes e circulares até a pele absorver completamente o produto. Não é recomendado aplicar nos seios.

Pimenta Negra Creme de Massagem - Hidramais

O Creme termoativado para massagem corporal da Hidramais, ajuda a tratar a celulite, remodelar o corpo e melhorar a circulação. Sua fórmula age através do hiperaquecimento da região, que facilita a absorção dos ativos.

Ele é enriquecido com ativos naturais que possuem propriedades vasodilatadoras e ativadoras da microcirculação dos tecidos. O resultado, é uma pele mais firme e a redução de medidas e da celulite. Confira a seguir, o que cada um dos ingredientes proporciona:

  • Pimenta Negra: estimula a vasodilatação superficial, melhora a oxigenação e o fluxo sanguíneo, tonificando e promovendo a elasticidade da pele, e atuando na redução de medidas.
  • Piperina: auxilia na quebra de gorduras, promove efeito antioxidante e melhora a aparência da pele.
  • Ácido Fólico: acelera o processo de renovação celular e ajuda a eliminar toxinas do corpo, mantendo a pele saudável e hidratada.

A recomendação é utilizar uma espátula para retirar o produto da embalagem e colocar luvas para a aplicação do produto na pele. Ele não deve ser usado por gestantes ou lactantes, e nem com manta térmica ou outras fontes de calor.


Os fatores para o aparecimento da celulite são diversos e podem ser hereditários, decorrentes de problemas circulatórios ou alterações hormonais. Além disso, existem diferentes graus de celulite, que vão desde aqueles em que os furinhos só aparecem quando se aperta a pele com os dedos, até o aspecto de ondulações sempre visíveis.

Nos graus mais avançados, a celulite pode até causar dor, pois promove a compressão de terminações nervosas locais. Por isso, é importante se atendar para o aparecimento da celulite, não pela questão estética, mas pelo bem-estar. Consultar dermatologistas e utilizar cremes pra celulite, aliados a uma vida saudável, é a receita certa para se livrar da pele com efeito de “casca de laranja”.

Se você gosta desse tipo de conteúdo, continue acompanhando o Guia Make e compartilhe nossos posts com as (os) amigas (os).