Creme para o Rosto

Creme para o Rosto: Descubra porque é importante ter um produto específico para essa área do rosto!

Cuidar da pele é fundamental para que ela esteja sempre bonita e saudável. Já falamos isso aqui nos posts sobre skincare e rotina diária de cuidados com a pele. Entre os principais cuidados está a hidratação, que deve ser feita diariamente.

Mas não basta apenas aplicar qualquer produto. Para hidratar de forma efetiva, é preciso estar com a pele limpa e, em seguida, escolher o produto ideal para as necessidades da sua derme.

Em tempos que a beleza natural é a maior tendência de mercado atualmente, cuidar da pele passou a ser um hábito indispensável para quem deseja ter uma cútis bem cuidada e usar menos maquiagem, além de prevenir o envelhecimento precoce e muito mais.

No texto de hoje, vamos entender melhor porque devemos usar cremes específicos para o rosto, quais os critérios de escolha dos produtos e muito mais. Continue com a gente para saber mais!

Por que devo usar um creme específico para o rosto?

Aplicando creme facial: Pexels/Anna Tarazevich

É importante usar um creme específico para o rosto, primeiramente porque a pele dessa parte do corpo é diferente do restante. Além disso, o rosto precisa de cuidados específicos como ativos antimanchas, anti-idade, antioleosidade, etc.

Outro ponto importante, é que os cremes para o rosto além de serem testados dermatologicamente, também são testados oftalmologicamente, diferente dos produtos para o corpo.

Por isso, a indústria cosmética desenvolve fórmulas específicas para cada parte do corpo, além de combinações de diferentes ingredientes e ativos que atuam hidratando e tratando a pele do rosto.

Diferente do corpo, que boa parte está coberta diariamente, a pele do nosso rosto fica constantemente exposta, ao sol, poluição, etc. Por isso, é uma área mais vulnerável à ação dos diferentes fatores externos.

O creme para o rosto, é desenvolvido para proteger a derme dessas agressões, pois retém a hidratação da pele e reforçam sua camada protetora, além de prevenir e corrigir os sinais de envelhecimento.

Critérios para a escolha do produto

Aplicação de Creme para o Rosto: Pexels/RODNAE Productions

Antes de escolher o produto ideal para você, é importante consultar um (a) dermatologista para entender as necessidades da sua pele. Em geral, os cremes para o rosto consistem em três tipos, de acordo com sua formulação: oclusivos, hidratantes e emolientes.

Os cremes oclusivos retêm a água da pele, impedindo que ela evapore. Já os hidratantes, mantém essa umidade em todas as camadas da pele e, os emolientes preenchem os espaços vazios entre as células presentes das camadas da derme, proporcionando mais firmeza. Quando combinados, eles fornecem múltiplos benefícios para a pele.

Com isso em mente, é importante se atentar para outros pontos ao escolher o seu creme facial. Confira a seguir quais são esses critérios:

Tipo de pele

Já falamos por aqui sobre os tipos de pele. Certamente isso interfere na hora da escolha do seu produto ideal. Podemos considerar este, o primeiro ponto que você deve avaliar antes de comprar seu creme para o rosto.

Esse critério, irá direcional qual a formulação indicada para você. Para peles secas, por exemplo, o ideal é optar por produtos com maior poder de hidratação. Já para peles oleosas, é mais interessante apostar em cremes que atuam no controle da oleosidade.

Na dúvida, consulte sempre um(a) dermatologista!

Estação do ano

Parece besteira, mas não é! O clima tem grande influência sobre a aparência da nossa pele. Por isso, é preciso estar sempre atento a qual produto usar em cada estação do ano.

No verão, por exemplo, o ideal é apostar em cremes para o rosto mais leves, para evitar excesso de oleosidade e suor. Enquanto isso, no inverno, é recomendado usar produtos com maior poder de hidratação, visto que estamos falando de um clima mais seco.

Princípios ativos - Função

Além de escolher o produto adequado para o seu tipo de pele, é preciso definir qual ação você procura no creme facial. Como já mencionamos, cada ativo é responsável por tratar um problema, seja controle da acne, manchas, linhas de expressão, etc. Portanto, isso vai te orientar na escolha de um produto antienvelhecimento, antimanchas, antiacne, clareador, etc.

O que garante essas funções, são os princípios ativos presentes na formulação do produto. Por isso, antes de comprar um creme para o rosto, é importante analisar a fórmula com atenção.

Alguns produtos também possuem ácidos em sua composição, que atuam na renovação celular, esfoliação química, entre outros. Contudo, para escolher esse tipo de produto e fundamental procurar orientação dermatológica, por se tratar de ingredientes mais potentes, que se utilizados de maneira incorreta, podem trazer danos à pele.

Para a noite ou para o dia

Outro ponto importante é se atentar se o produto é multiúso, para o dia ou para a noite. Os cremes com alguns ácidos, por exemplo, não devem ser utilizados durante o dia, para não danificar a pele.

Já alguns cremes indicados para o dia, possuem ingredientes que potencializam o efeito do filtro solar e ainda protegem a pele da poluição. Os cremes multiúso para o rosto, são formulados especificamente para se utilizar em qualquer horário, como, por exemplo, os que contêm ácido hialurônico ou vitamina C.

Melhores Produtos

Para indicar os melhores produtos, utilizamos como referência o ranking de beleza do Bonita de Pele, que elenca os produtos de acordo com uma votação feita por pessoas apaixonadas por cuidados com a pele que já utilizaram esses produtos. Confira a seguir, os cremes para o rosto, considerados os melhores:

Cicaplast Baume B5 - La Roche Posay

O Cicaplast da La Roche é um creme multirreparador para peles sensíveis, que possui ação calmante. Ele possui uma textura de bálsamo, que forma uma película não oleosa na pele, indicado para hidratar e reparar regiões ásperas, ressecadas ou afetadas pelas agressões externas.

Ele contém em sua formulação glicerina e manteiga de karité, que garantem uma super hidratação, podendo ser usado para prevenir assaduras e hidratar áreas tatuadas. Além do rosto ele também pode ser usado nos lábios e no corpo. O produto não contém perfume, parabenos e lanolina.

Hydro Boost Water Gel - Neutrogena

O famoso hidratante facial da Neutrogena, é hipoalergênico, oil free e possui uma textura leve e de rápida absorção, conhecida como water gel. Graças ao ácido hialurônico presente em sua formulação, ele restabelece o nível de água na pele, ajudando a atenuar as rugas. Já a glicerina, também presente na fórmula, ajuda a fortalecer a barreira da pele e manter a hidratação por até 48h.

Epidrat Calm - Epidrat

Esse creme é um queridinho para quem procura hidratação profunda com poder restaurador. O Epidrat Calm reduz os sinais de vermelhidão, descamação, coceira e ressecamento da pele e, é hipoalergênico, não possui fragrância, corantes e conservantes.

O produto é formulado com ativos calmantes, por isso, seu uso também é recomendado após procedimentos dermatológicos ou tratamentos com ácidos, que por vezes podem causar sensibilidade na pele. Seu uso contínuo, ainda ajuda a fortalecer as peles sensíveis.

Creme Facial Nutritivo - Nivea

O clássico creme da Nivea hidrata profundamente a pele, deixando-a macia e protegendo contra o ressecamento e o aparecimento de linhas finas. Ele é indicado para todos os tipos de pele, pois possui uma fórmula não oleosa. Ingredientes como a Karité e Vitaminas, equilibram as células e retém a umidade da pele, além de promover uma nutrição intensiva nas camadas mais profundas da derme.

Dramatically Different Moisturizing Gel - Clinique

A Clinique é muito conceituada no mercado de skincare, e possui produtos incríveis, com preços mais elevados. O hidratante facial em gel da Clinique, mantém a hidratação da pele durante o dia todo, sem deixá-la oleosa, além de fortalecer a barreira cutânea. Ele não possui em sua formulação óleos, parabenos, ftalatos nem fragrância.

Hidratante Intenso Toque Seco - Bepantol

O Bepantol Derma Toque Seco, possui alta concentração de dexpantenol, que garante uma hidratação e regeneração profunda da pele. Sua fórmula é oil free (livre de óleo), o que garante que a pele não fique oleosa e tenha um toque seco após a aplicação do produto. Ele é indicado para o uso em áreas que necessitam de um cuidado especial, como rosto, pescoço, mãos e tatuagens.

Acquabiohidratante Renovador - Natura

O Acqua biohidratante da Natura é dermatologicamente e oftalmologicamente testado, garante ultra hidratação mesmo com uma textura leve. Ele possui tecnologia inovadora e ativos que garantem a hidratação e a proteção da pele, além de manter o equilíbrio da microbiota, graças ao prebiótico presente em sua fórmula.

Além disso, ele é capaz de reparar a hidratação de acordo com a necessidade de cada área do rosto. Ele também ajuda a aumentar os níveis de água da pele em até 84%, graças ao ácido hialurônico-BT presente em sua formulação.

Lait-Crème Concentré - Embryolisse

Assim como o creme facial da Clinique, o creme concentrado de Embryolisse é um produto da categoria luxo, que tem o poder de hidratar e nutrir a pele profundamente. Além disso, ele é multifuncional, podendo ser usado como primer de maquiagem, leite demaquilante, pós-barba e máscara facial. Ele ajuda a renovar a textura da pele, deixando sua textura mais suave, lisa e iluminada, com uma fórmula hipoalergênica e sem parabenos.

Skin Food - Weleda

O hidratante Skin Food da Weleda, é um produto natural, orgânico e cruelty free. Ele é indicado para a pele do rosto, mas também pode ser usado no corpo. Ele proporciona toque macio e aveludado para a pele, além de um brilho natural.

Ele atua como um emoliente eficaz, criando uma barreira protetora na derme, suavizando as áreas rachadas, e hidratando profundamente as regiões mais ressecadas como cutículas, cotovelos, etc. Sua fórmula é livre de conservantes, corantes e fragrância artificiais.

Como aplicar

Para quem ainda não sabe, esse é uma dica importante: a forma como você aplica seus cosméticos faz toda a diferença! É isso mesmo, principalmente no rosto, a técnica utilizada para aplicar o creme pode garantir resultados surpreendentes.

Mas calma, porque a técnica é bem simples:

  1. Comece distribuindo o creme para o rosto em 5 pontos: na testa, maçãs do rosto, nariz e queixo. Assim, você garante que o produto sera distribuído uniformemente em todo o rosto.

  2. Em seguida, espalhe o creme suavemente com as pontas dos dedos, fazendo movimentos circulares.
  3. Os movimentos devem ser feitos de dentro para fora do rosto, sempre de baixo para cima, afinal, queremos levantar tudo! Isso ajuda a neutralizar os efeitos da gravidade e promove mais firmeza para a pele.

  4. Não tenha pressa! Aplicar seus produtos de beleza, além de cuidar do próprio corpo, também é um momento de autocuidado e amor-próprio. Portanto, faça isso com atenção e carinho.

Agora você já sabe que usar um creme para o rosto, indicado para o seu tipo de pele e com os ativos que ela precisa, é fundamental para ter aquela cútis dos sonhos. Esse é um passo importante na sua rotina diária de cuidados com a pele.

Você já usa um creme facial? Qual o seu favorito? Conte para nós aqui nos comentários! Continue acompanhando o Guia Make para mais dicas de cuidados pessoais.