Depilação com Cera

Depilação com Cera: Saiba tudo sobre um dos métodos mais utilizados para a remoção dos pelos!

Quando o assunto é a remoção de pelos faciais ou corporais, podemos contar com diversos métodos disponíveis, entre eles a depilação com cera, um dos mais utilizados, principalmente pelas mulheres.

Se você quer saber mais sobre este método, o que é, como funciona, quais os benefícios, os cuidados e as perguntas mais frequentes, continue a leitura do post e saiba se ela é a mais indicada para você!

O que é a depilação com cera e como ela funciona?

A depilação com cera é um procedimento que consiste em arrancar os pelos desde a raiz utilizando algum tipo de cera, que pode ser quente ou fria, isso irá depender da preferência da pessoa e da região a ser depilada.

É importante deixar claro de início, que esse método de depilação não é definitivo, ou seja, ele precisa ser feito regularmente. Contudo, a duração da depilação com cera é bem maior do que a com lâmina ou creme depilatório, por exemplo. Quanto às ceras, elas podem ser:

  • Cera quente: é indicada para as regiões pequenas do corpo ou com pelos mais espessos, como as axilas ou virilhas, por exemplo. Devido à temperatura quente, ela ajuda a dilatar os poros, facilitando assim a remoção dos pelos e diminuindo a dor durante o processo de remoção dos pelos.
  • Cera fria: costuma ser a mais indicada para pessoas com varizes, por não promover a dilatação dos vasos sanguíneos. Ela é mais indicada para depilar regiões maiores ou com pelos mais finos, como costas ou braços, por exemplo.

Você também pode optar por fazer uma cera caseira, que também é bastante eficaz na remoção dos pelos. Confira a seguir a receita de uma sugestão dentre as opções possíveis:

Cera caseira de Açúcar e mel — Ingredientes

  • 2 xícaras de açúcar refinado;
  • 1 colher de sobremesa de mel;
  • 1 xícara de suco de limão puro (150 mL);
  • 1 colher de sopa de água.

Modo de preparo

Coloque o açúcar e a água em uma panela e mexa em fogo médio até que o açúcar derreta. No momento em que ele começar a derreter, vá adicionando o suco de limão aos poucos enquanto continua mexendo. A consistência correta é semelhante a de um caramelo, ou seja, não muito líquida.

Para testar o ponto, você pode colocar uma pequena quantidade em um prato e esperar esfriar. Em seguida, basta utilizar os dedos em forma de pinça e verificar se a cera está em consistência correta.

Quando a cera estiver repuxando, significa que ela está no ponto. Lembre-se de deixá-la esfriar um pouco antes de utilizar, para não queimar a pele.

Quais os benefícios de se depilar com cera?

Dentre todas as opções de métodos depilatórios existentes, a depilação com cera é uma das mais populares e mais utilizadas, principalmente pelas mulheres. Confira a seguir os principais benefícios de se depilar com cera.

Deixa a pele mais lisa

Diferente da depilação com lâmina, por exemplo, que deixa a pele áspera e ressecada por cortar o pelo pela metade, a depilação com cera proporciona um toque mais suave na pele, pois elimina os pelos de maneira uniforme e desde a raiz.

Além disso, no processo de depilação com cera, algumas células mortas da pele aderem à cera e são removidas juntamente aos pelos, fazendo uma espécie de esfoliação corporal.

Remove pelo desde a raiz

Este é o principal ponto que faz com que esse método de depilação seja tão popular. A cera, seja ela quente ou fria, faz a remoção dos fios desde a sua raiz. Dessa forma, isso prolonga o efeito da depilação e faz com que ela dure cerca de 20 a 25 dias.

Reduz o crescimento dos pelos

Com o passar do tempo, o processo de retirada dos pelos desde a raiz vai enfraquecendo os fios. Dessa forma, a depilação com cera passa a enfraquecer os pelos e não apenas adia o seu crescimento como também diminui a quantidade de fios e deixa-os cada vez mais finos.

Vale lembrar que para isso acontecer, é importante utilizar somente este método de depilação, seja com a cera quente ou fria, e não utilizar a lâmina de forma alternada para a remoção dos pelos.

Cuidados antes e depois da depilação com cera

Apesar de ser um procedimento simples, a depilação com cera deve ser feita por um (a) profissional, para evitar danos à pele e garantir a eficácia da técnica. Além disso, é importante tomar alguns cuidados antes e após o procedimento, confira a seguir algumas orientações:

Antes do procedimento

  • Esfolie a pele para deixá-la mais preparado para a remoção dos pelos e prevenir o surgimento de pelos encravados;
  • Use roupas leves no dia da depilação, para evitar atritos e irritações na pele.

Após o procedimento

  • Aplique o filtro solar em toda a pele, principalmente na região que depilada para evitar manchas ou escurecimento da pele, visto que ela está mais sensível devido ao procedimento;
  • Evite o uso de ácidos na região depilada por pelo menos 10 dias;
  • Assim que possível, lave a região depilada com água e sabão, para remover possíveis restos de cera;
  • Aplique um creme ou óleo hidrante após o procedimento, para hidratar a derme e aliviar qualquer vermelhidão e ardência.

Perguntas frequentes

Confira a seguir, algumas perguntas frequentes quando o assunto é depilação com cera:

Esse tipo de depilação pode ser feita em todas as partes do corpo?

Sim, a depilação com cera pode ser utilizada em todas as partes do corpo: rosto, braços, pernas, peitoral, costas, região íntima e axilas. Contudo, não é indicado realizar o procedimento em casos de lesão na pele ou sensibilidade. O ideal é consultar sempre um (a) profissional antes de realizar a técnica!

A depilação com cera dói?

Primeiramente, é importante deixar claro que a dor é um conceito bem relativo, que varia de pessoa para pessoa, conforme o seu nível de sensibilidade. Contudo, a depilação com cera é um pouco dolorosa, pois os pelos são retirados desde a raiz.

Vale lembrar que para quem não tem o hábito de utilizar esse procedimento, ele pode ser mais doloroso no início, pois os pelos ainda são mais grossos. Mas, na medida que você continua a se depilar somente com cera, os pelos começam a crescer mais finos, logo, o procedimento se torna menos dolorido.

Quanto tempo dura a depilação com cera?

Em geral, a depilação realizada com cera quente ou fria tem duração de cerca de 20 a 25 dias, então os pelos comecem a crescer novamente de forma gradativa. Contudo, é indicado esperar ao menos 1 mês para repetir o procedimento, para não sensibilizar a pele.

A depilação com cera causa flacidez na pele?

Não, não existe nenhuma comprovação de que a depilação com cera altere o tônus da pele. Isso porque o estímulo de puxar a cera da pele é apenas superficial, já a flacidez é causada pelo enfraquecimento das fibras de colágeno e elastina, situadas em camadas mais profundas da derme.


Você costuma se depilar? Qual o seu método de depilação favorito? Compartilhe conosco sua experiência e dicas! Continue acompanhando o Guia Make através do Blog e do Instagram 😉