Depilação Egípcia

Depilação Egípcia: saiba tudo sobre esse método de remoção de pelos!

Sabemos que a todo momento surgem novas técnicas de depilação, uma vez que o processo costuma ser doloroso, mas muitas pessoas ainda utilizam os métodos que arrancam os pelos desde a raiz, pois duram mais.

Diferente dos cremes depilatórios, por exemplo, a depilação egípcia é uma técnica bastante utilizada atualmente, por ser rápida e eficaz na remoção dos pelos. Continue a leitura para saber como ela funciona, quais os benefícios e muito mais!

O que é Depilação Egípcia e como ela é feita?

Depilação Egípcia Sobrancelhas: Femme Actuelle/Pinterest

A depilação egípcia também é conhecida como depilação com fio ou linha, isso porque este é o acessório utilizado no método. A técnica consiste em utilizar uma linha para arrancar os pelos pela raiz, desde os mais fininhos até os maiores, de diversas regiões do corpo.

O procedimento consiste em pegar uma linha específica, amarrar as duas pontas formando um cruzamento onde os pelos são fixados e arrancados pela raiz. A depilação egípcia deve ser feita por um (a) profissional, para evitar lesões na pele.

Qual é a linha utilizada?

A linha mais utilizada para a depilação egípcia é a mesma linha utilizada para costura. Sua composição é 100% algodão e ela é resistente ao atrito do procedimento para arrancar os pelos pela raiz.

Também é comum alguns profissionais preferirem utilizar as linhas de poliéster, contudo, o mais importante é que a linha seja resistente para não arrebentar durante o procedimento e machucar a pele.

Quais os benefícios da depilação egípcia?

Técnica Depilação Egípcia/Linha: Equally Wed/Pinterest

A depilação egípcia é um método que retira os pelos desde a raiz, utilizando apenas uma linha. Por isso, o procedimento apresenta inúmeros benefícios, quando comparado a outros métodos de depilação, confira a seguir:

  • Ela é higiênica, pois a linha é utilizada apenas uma vez e descartada em seguida;
  • Não causa flacidez na pele;
  • Não provoca manchas;
  • Ela deixa o pelo gradativamente mais fino e fraco;
  • Ela pode ser realizada em qualquer tamanho e espessura de pelos;
  • Não provoca alergias na pele, pois não utiliza nenhum produto químico;
  • Não agride a pele e nem apresenta riscos de cortes ou queimaduras.

Além disso, não há restrições para antes ou depois da realização da depilação egípcia, pois ela não sensibiliza a derme e é indicada para todos os tipos de pele, até mesmo as mais sensíveis.

Cuidados antes e depois da depilação egípcia

Mesmo o procedimento sendo seguro e pouco agressivo para a pele, é preciso tomar alguns cuidados básicos antes e depois do procedimento, para ajudar na sua eficácia. É indicado esfoliar a pele antes da depilação, pois isso elimina as células mortas e ajuda na remoção dos pelos com a linha.

Ainda que a técnica não irrite muito a pele, é importante hidratar a região depilada após o procedimento, pois o hidratante atua como um calmante para a derme.

Perguntas frequentes

A depilação egípcia se tornou uma técnica popular principalmente entre as mulheres, por ser mais prática, barata e rápida do que os outros métodos de depilação existentes. A seguir, você confere algumas das perguntas mais comuns a respeito deste método:

A depilação egípcia pode ser feita em todas as partes do corpo?

Sim, a depilação egípcia pode ser feita em todas as partes do corpo contanto que a superfície a ser depilada seja reta. Contudo, ela é mais utilizada é na região do rosto, para remover os pelos do buço, sobrancelhas e também aquelas penugens fininhas do rosto.

Existe alguma desvantagem em fazer a depilação egípcia?

Em geral, esta técnica não apresenta desvantagens, mas há quem diga que ela seja mais dolorosa do que outras opções.

A depilação egípcia dói?

Sabemos que todos os métodos que arrancam os pelos pela raiz são dolorosos. Contudo, vale lembrar que isso é bastante relativo, pois depende da sensibilidade de cada pessoa.

Vale lembrar que a dor da depilação egípcia não deve ser comparada com a da depilação a laser, uma vez que o procedimento é completamente diferente, pois o laser inibe o crescimento dos pelos, pois queima os folículos capilares, ou seja, ele não “arranca” o pelo como o método realizado com a linha.

Quanto tempo dura a depilação egípcia?

A depilação egípcia tem a duração semelhante ao procedimento realizado com cera, pois também remove o pelo desde a raiz. Em geral, os pelos levam de 20 a 30 dias para crescer novamente, mas pode variar de acordo com o organismo de cada pessoa.

---

Nós aqui do Guia Make pensamos sempre no impacto ambiental das nossas escolhas. Por isso, fica a reflexão: o método de depilação que você utiliza descarta algum material? Cera reutilizada, cabos plásticos de lâminas, ou outros?

Pensando por esse lado, a depilação egípcia parece ser uma excelente opção, pois ela não apresenta impacto ambiental, remove os pelos desde a raiz e é mais barata que outras técnicas que apresentam os mesmos resultados.

Qual a sua técnica favorita para se livrar dos pelos? Já fez depilação com linha alguma vez? Compartilhe conosco sua experiência e dicas!