Esfoliação Capilar

Esfoliação Capilar: conheça a Importância dessa técnica, os Benefícios e Muito mais!

A todo momento, surgem novas técnicas e produtos para o cuidado com os cabelos, sempre em busca de cuidar da saúde dos fios e deixá-los mais fortes, sedosos e com brilho.

Hoje vamos falar de uma dessas técnicas, que não é tão nova assim, mas só agora caiu no gosto popular. Estamos falando da esfoliação capilar, você sabe o que é? Em resumo, ela faz uma limpeza profunda no couro cabeludo, eliminando todos os resíduos, impurezas e excesso de oleosidade.

O que é a esfoliação capilar?

Diariamente, nosso cabelo fica exposto a diversas agressões externas, como poluição, incidência dos raios UV, cloro presente na água, poeira, entre outros. Os fios que são tingidos ou alisados sofrem ainda mais, pois além das agressões naturais, ainda sofrem com a química dos produtos.

É aí que entra a esfoliação capilar, responsável por remover todas essas impurezas que se acumulam no couro cabeludo, além das células mortas. O processo é semelhante ao que fazemos na pele, e conta com a ajuda de esfoliantes específicos para isso, com partículas físicas e/ou químicas que promovem a renovação celular.

A esfoliação capilar, portanto, é um procedimento que remove os resíduos acumulados no couro cabeludo, limpando profundamente a raiz. O resultado, é um cabelo limpo, sem caspa e livre de oleosidade, o que facilita a absorção dos nutrientes e proteínas dos produtos capilares.

Por que é importante esfoliar o couro cabeludo e quando fazer?

Couro cabeludo (Darya Ogurtsova/Unsplash)

É importante fazer a esfoliação capilar para fazer uma limpeza profunda e desobstruir os poros, o que ajuda a acelerar o crescimento capilar. Esfoliar o couro cabeludo também melhora a circulação local e ajuda a evitar a dermatite seborreica, que ocorre quando não há uma higienizado correta dos cabelos.

Em geral, a esfoliação capilar é indicada para que sofre com excesso de oleosidade no couro cabeludo, caspa, seborreia ou queda capilar. Ela também é muito indicada para quem tem cabelos cacheados e crespos, que costumam utilizar mais produtos nos fios, como cremes para pentear, leave-in, óleos, etc.

A questão de quando fazer vai depender muito da necessidade dos cabelos. Em geral, segue-se a mesma ideia da esfoliação corporal ou facial, que é de uma a duas vezes por semana, ou de acordo com o seu cronograma capilar.

Vale lembrar que se o couro cabeludo estiver machucado ou com alguma irritação, o ideal é evitar a esfoliação capilar, para não piorar o quadro. Nesses casos, o ideal é procurar a ajuda de especialistas, que irão indicar qual o tratamento correto.

Em resumo, esfoliar o couro cabeludo proporciona diversos benefícios, tais como:

  • Melhora a circulação sanguínea no couro cabeludo;
  • Acelera o crescimento dos fios;
  • Ajuda a eliminar a caspa;
  • Reduz a oleosidade;
  • Limpa profundamente o couro cabeludo, removendo o acúmulo de produtos e impurezas;
  • Aumenta a fluxo de nutrientes;
  • Favorece a renovação celular;
  • Facilita a chegada de oxigênio no bulbo capilar;
  • Aumenta a eficácia de máscaras capilares, já que desobstrui os poros.

Como fazer

Antes de realizar a esfoliação capilar é importante consultar um (a) dermatologista, que irá avaliar o seu couro cabeludo e verificar se o procedimento é indicado para você. Em caso positivo, não tem segredo nenhum para esfoliar, você pode fazer durante o banho sem problemas.

Para isso, primeiramente você vai precisar do produto ideal, que pode ser um shampoo esfoliante ou uma receita caseira. Com o produto em mãos, confira a seguir o passo a passo:

  • Com os cabelos molhados, divida-os em mechas e vá aplicando o esfoliante em todo o couro cabeludo;
  • Faça movimentos circulares e suaves, massageando com as pontas dos dedos;
  • Evite que o produto escorra para o comprimento dos fios;
  • Após massagear todo o couro cabeludo, deixe o esfoliante agir por alguns minutos e depois lave os fios normalmente com shampoo e finalize como de costume;
  • Uma dica, é aproveitar que os poros estão desobstruídos para investir em uma boa hidratação, que será melhor absorvida pelos fios.

Receitas Caseiras - Esfoliante Capilar

Se você não tem acesso aos esfoliantes capilares ou prefere optar por algo mais natural, não tem problema nenhum. Existem diversas receitas caseiras que podem te ajudar e proporcionar uma limpeza profunda. Confira algumas opções a seguir:

Esfoliante caseiro com iogurte natural

Você vai precisar de açúcar mascavo ou cristal (1 colher de sopa) e iogurte natural (1 colher de sopa). Para o preparo, basta misturar bem os dois ingredientes, até obter uma pastinha homogênea. Em seguida, é só seguir o passo a passo da esfoliação capilar normal.

Esfoliante caseiro com babosa

Extraindo a polpa da babosa (Foodism360/Unsplash)

Você vai precisar de polpa de babosa (2 colheres de sopa) e açúcar mascavo ou cristal (1 colher de sopa). Para o preparo, basta misturar bem os dois ingredientes, até obter uma pastinha homogênea.

Aqui, o passo a passo é um pouco diferente, devido às propriedades altamente hidratantes da babosa. Após fazer a esfoliação capilar normal, deixe o produto agir no couro cabeludo por alguns minutos, com uma touca ou toalha úmida aquecida enrolada na cabeça. Depois, massageie por alguns minutos e faça o processo de limpeza como de costume.

Esfoliante caseiro com café

Aqui, você pode utilizar um óleo vegetal (que pode ser de coco ou oliva, por exemplo) em toda a extensão dos cabelos, para proteger os fios, e para o esfoliante, misture 1 colher do shampoo da sua preferência e borra de café, o suficiente para dar a consistência desejada (nem muito espesso, nem muito líquido para não escorrer).

Depois de aplicar o óleo nos fios, aplique o esfoliante no couro cabeludo e massageie para fazer a limpeza e ativar a circulação. Em seguida, enxágue bem e faça o condicionamento e finalização como de costume.

* Aqui, você também pode substituir o café pelo açúcar.

Produtos

Se você é do time que gosta de conhecer novos produtos, com eficácia comprovada e marcas reconhecidas no mercado de cosméticos, pela qualidade e procedência dos produtos, confira a seguir uma lista com alguns esfoliantes capilares.

Dercos Micro Peel Shampoo Esfoliante Anticaspa - Vichy

O Shampoo esfoliante anticaspa da Vichy higieniza profundamente o couro cabeludo, além de controlar a oleosidade. Ele possui consistência em gel e faz uma esfoliação física e química, pois possui microesferas biodegradáveis e ácidos, como o Salicílico e a Niacinamida. Ele minimiza a oleosidade, a caspa e a coceira, desde a primeira aplicação.

Esfoliante Capilar Detox Matcha Nativa Spa - O Boticário

O Esfoliante Capilar da Nativa Spa é um produto para ser usado antes do shampoo, que ajuda a remover as impurezas acumuladas no couro cabeludo com o uso de produtos capilares e exposição diária à poluição.

Ele é indicado para todos os tipos de cabelos, mas principalmente os oleosos, pois limpa profundamente a raiz. Além disso, ele proporciona uma sensação refrescante e não resseca os fios.

Esfoliante Capilar Boost De Crescimento - Monange

Com o esfoliante capilar da Monange, você limpa profundamente o couro cabeludo, auxiliando na absorção dos nutrientes durante a hidratação e ajudando no crescimento dos fios. Ele atua como pré-shampoo, e prepara o couro cabeludo para receber o restante do tratamento.

O produto é livre de parabenos, sal, petrolatos e óleo mineral. Ele também tem em sua formulação, ingredientes naturais como as partículas de jojoba, que limpam o couro cabelo e ajudam no crescimento saudável dos fios.

Ele também contém argila verde, alecrim e babosa, ingredientes com alto poder de nutrição, que atingem até a segunda camada da fibra capilar, fortalecendo os fio e prevenindo a queda.

Shampoo Sólido Morte Súbita - Lola Cosmetics

O shampoo sólido esfoliante da Lola Cosmetics purifica o couro cabeludo, estimula a circulação sanguínea, hidrata e remove os resíduos de produtos químicos. Ele é desenvolvido com ativos 100% vegetais, como açúcar granulado, extrato de aloe vera e chá verde. Ele também alivia a sensibilidade, a ardência e a coceira do couro cabeludo, devido à remoção das impurezas.

Força E Detox Pré-Shampoo Esfoliante Fortalecedor - Amend

A Amend desenvolveu o pré-shampoo esfoliante com extratos vegetais e aminoácidos, como a Biotina (Vitamina H), que ajudam a desintoxicar profundamente os poros, aumenta a resistência dos fios e trata o couro cabeludo.

Ele é indicado para todos os tipos de cabelo, para remover a oleosidade, impurezas e células mortas, enquanto equilibra o pH do couro cabeludo. O produto também ajuda no crescimento dos fios, proporcionando mais força e saúde, além de evitar a queda.


Você já conhecia a esfoliação capilar? Ela faz parte da sua rotina ou cronograma capilar? Compartilhe conosco sua experiência nos comentários! Continue acompanhando o Guia Make para ficar por dentro do mundo da beleza ;)