Esfoliação Corporal

Esfoliação corporal - Descubra a Importância, os Tipos, Benefícios, Como fazer e Muito mais

Muito se fala sobre esfoliação… Mas você sabe o que ela é e para que serve? A esfoliação, tanto facial quanto corporal, é um processo essencial em uma rotina de skincare para manter a pele bonita e saudável.

Ela consiste no processo de atrito com a pele, que pode ser feito com o auxílio de esfoliantes (físico, químico, enzimático, etc.), que são basicamente substâncias com pequenos grânulos, naturais ou sintéticos.

O objetivo da esfoliação corporal é renovar a pele, através da remoção de células mortas e impurezas que ficam nos poros. Há ainda outras formas de fazer a esfoliação, como a técnica de dry brushing.

No post de hoje, vamos falar um pouco mais sobre os tipos de esfoliação corporal, quais os benefícios como fazer, receitas caseiras e muito mais. Se você gosta de saber mais sobre cuidados com a pele, continue a leitura do texto.

Importância de esfoliar a pele

Esfoliar a pele é essencial para garantir uma aparência mais uniforme e saudável. Isso porque a esfoliação promove a renovação celular, que é basicamente eliminar as que estão mortas e estimular a produção de novas, ricas em colágeno.

A esfoliação corporal também limpa profundamente os poros, o que ajuda a evitar pelos encravados, acne, alergias, foliculite, etc. Com os poros limpos e livres de impurezas, a ação dos cosméticos e dermocosméticos é muito mais eficaz.

É importante fazer a renovação celular e eliminar as células mortas, pois além de obstruírem os poros, elas também deixam a pele ressecada e sem viço. Além disso, ela também melhora a aparência de manchas e marcas de expressão.

A esfoliação é bem-vinda para todos os tipos de pele. Contudo, se você tem a pele sensível, o ideal é consultar um (a) profissional dermatologista, que irá indicar qual o melhor tipo de esfoliação e o produto mais indicado para o seu caso.

Tipos de Esfoliação

Existem diferentes tipos de esfoliação corporal. Elas podem ser feitas de várias formas, de acordo com a preferência, tipo de pele e necessidades dela. A seguir, vamos entender melhor cada um deles.

Esfoliação Física

A esfoliação física é feita de forma mecânica, ou seja, ela remove as células mortas através do atrito de um produto que possui grânulos (esfoliante), com a pele. Os esfoliantes podem ser diversos, com grânulos maiores ou menores, naturais ou sintéticos, e com diferentes propriedades e ativos em sua formulação.

O mais indicado, é utilizar produtos específicos para isso e, de preferência, com partículas naturais, que não causam danos à pele (como microlesões) e também não prejudicam o meio-ambiente, diferente dos produtos que contém esferas feitas de plástico.

Esfoliação Química

A esfoliação química é feita através de produtos que contêm ácidos na formulação. Eles atuam fazendo com que as células mortas se desprendam, para que a derme possa se renovar, muito mais macia e brilhosa.

Para fazer esse tipo de esfoliação, a pele precisa estar saudável e hidratada, para não ter efeitos colaterais. Além disso, após o procedimento, o ideal é não se expor ao sol e seguida, por se tratar de um processo mais abrasivo para a pele.

Os ácidos mais utilizados para a esfoliação química são:

  • Alfa-hidroxiácidos (AHAs): são os ácidos glicólico, mandélico, cítrico, málico, tartárico e lático;
  • Beta-hidroxiácidos (BHAs): o mais utilizado é o ácido salicílico.

Como mencionamos, por ser um procedimento mais abrasivo, é importante seguir as indicações de acordo com os tipos de pele. Por isso, é essencial buscar orientação dermatológica, para não sair por aí comprando qualquer esfoliante químico e acabar danificando a pele.

Esfoliação Enzimática

Na esfoliação enzimática, são utilizados produtos cosméticos que contém em sua formulação ativos de ação enzimática, que são excelentes substitutos dos ácidos para quem prefere uma alternativa mais natural e menos abrasiva.

Essas enzimas agem de maneira suave, porém eficaz. Elas nada mais são, do que proteínas consideradas essenciais para as funções biológicas do organismo. Por ser menos agressiva, a esfoliação enzimática pode ser feita em peles sensíveis e até mesmo em gestantes.

Devido à formulação da maioria dos esfoliantes enzimáticos não provocar a sensibilidade da pele ao sol, esse processo de esfoliação pode ser feito em qualquer época do ano. Lembrando que é importante verificar sempre a indicação do produto.

Esfoliação a Seco (dry brushing)

A esfoliação a seco (também conhecida como dry brushing) é um hábito inspirado na medicina Ayurveda, tido como o mais antigo sistema de saúde que existe, com mais de 5 mil anos de história. Ela é uma forma de estimular o corpo, indicada para ser feita pela manhã e começar o dia com uma dose extra de energia. Mas como acontece essa estimulação?

Para utilizar essa técnica, você precisa de uma escova com cerdas firmes, própria para este fim. Ela consiste em passar a escova na pele do corpo todo, fazendo uma leve pressão, que irá estimular a circulação e o sistema linfático, que é o responsável por drenar os líquidos e resíduos do nosso corpo.

Esse processo, ajuda a eliminar toxinas, diminuir o inchaço do corpo e reduzir a inflamação (dica boa para ajudar a combater a celulite). Além disso, o corpo faz diariamente processos de desintoxicação e a pele é o nosso maior órgão de eliminação das toxinas.

Por isso, a esfoliação a seco é importante, pois faz com que as células mortas não se acumulem sobre a pele e impeçam esses processos. A técnica também melhora a textura e o aspecto da pele, ajudando na renovação celular para garantir uma pele mais lisinha, saudável e bonita.

Benefícios

Como já vimos, a esfoliação corporal promove a renovação celular, que é maravilhosa para dar aquela reavivada na pele quando sentimos que ela está muito ressecada e sem brilho. Além disso, ela possui vários outros benefícios, que você confere a seguir:

  • Renova a camada superficial da pele, removendo as impurezas e as células mortas;
  • Promove maciez e luminosidade à pele;
  • Possui ação clareadora, que contribui para a suavização gradativa das manchas;
  • Ajuda a prevenir pelos encravados, devido à desobstrução dos poros que ela proporciona;
  • Melhora o aspecto de regiões mais ásperas da pele, como joelhos e cotovelos;
  • Ajuda a controlar a oleosidade e prevenir a acne em regiões como costas e colo;
  • Ajuda no combate à celulite, pois estimula a circulação sanguínea;
  • Estimula a produção de colágeno.

Como fazer

Para fazer a esfoliação corporal não tem segredo nenhum, é preciso apenas conhecer a sua pele, ter o produto ideal e disposição para investir um tempinho em você. É importante também não exagerar!

Quem tem pele normal/seca, pode esfoliar a pele semanalmente. Já quem tem a pele oleosa, pode realizar o procedimento até duas vezes por semana. Para pessoas de peles sensíveis, a recomendação é esfoliar a pele no máximo, uma vez a cada 15 dias.

Confira a seguir, o passo a passo de como fazer em casa sua esfoliação com os esfoliantes químicos, físicos ou enzimáticos:

  • Primeiramente, umedeça a pele do corpo todo;
  • Em seguida, comece a esfoliação - o mais indicado é começar de baixo para cima, ou seja, começar pelos pés e ir subindo para os braços e tronco;
  • Aplique o produto esfoliante por toda a pele do corpo, fazendo movimentos circulares suaves, para não agredir a pele;
  • Após a aplicação e massagem, deixe o esfoliante agindo na pele por alguns minutos (principalmente se for o enzimático);
  • Enxágue o corpo com água fria ou morna, evitando sempre a água quente, pois ela pode irritar a pele após o atrito com o produto.

Após a esfoliação, é muito importante hidratar a pele. Para isso, você pode optar por aplicar um óleo hidratante de sua preferência, no banho mesmo, em todo o corpo. Outra opção, é tirar a umidade da pele com a toalha e aplicar um creme ou manteiga hidratante pelo corpo todo.

Esfoliantes Caseiros

Esfoliantes com ingredientes naturais (Pvproductions/Freepik)

Como já mencionamos anteriormente, é sempre melhor optar por produtos desenvolvidos exclusivamente para os cuidados com a pele. Isso porque eles passam por diversos testes antes de serem vendidos no mercado, o que ajuda a evitar possíveis alergias a algum componente.

Contudo, existe formas de você fazer seu próprio esfoliante caseiro com ingredientes naturais, que podem ser bastante eficazes. Confira a seguir, algumas opções que você pode fazer hoje mesmo na sua casa:

Esfoliante com mel e açúcar

Ingredientes:

  • 1 colher de mel;
  • 1 colher de açúcar;
  • 1 colher de óleo de amêndoas.

Misture todos os ingredientes até obter uma pastinha. A recomendação de uso são as mesmas do tópico anterior.

Esfoliante com café

Esfoliação com café (Javi_indy/Freepik)

Ingredientes:

  • 1 colher de café em pó;
  • 4 colheres de óleo de amêndoas;
  • 2 colheres de água.

Misture todos os ingredientes até obter uma mistura homogênea. Ao aplicar, faça movimentos suaves, para não agredir a pele.

Essa é uma base que serve para fazer vários outros esfoliantes. O mel, pode ser substituído por óleo de amêndoas, óleo de oliva, óleo vegetal, etc. Já o açúcar e o café, também podem ser substituídos por outro ingrediente que possua partículas em esferas pequenas, que não sejam muito agressivas para a pele, como açúcar mascavo, farinha de milho, etc.

Produtos

Para te ajudar a encontrar o produto ideal para você, listamos abaixo alguns esfoliantes de marcas conhecidas, fáceis de encontrar e com um bom custo-benefício. Confira a seguir quais são eles:

Escova Seca - Holistix

Para quem gosta do dry brushing (como eu), a escova seca da Holistix é uma excelente opção. Ela é vegana e 100% natural, possui cerdas biodegradáveis feitas a partir da planta Agave Cactus. Ela garante uma esfoliação potente que estimula a circulação. Além disso, a escova da marca possui certificação FSC®, que garante que a madeira utilizada possui boa gestão ambiental.

* Se você quer entender melhor sobre os selos presentes nos produtos, confira o nosso post sobre Selos Cosméticos!

Esfoliante Desodorante Corporal - Lola Cosmetics

O esfoliante da Lola Cosmetics é feito com mais de 95% de ativos de origem vegetal, totalmente produzido a mão, sem corantes artificiais e conservantes sintéticos. Ele possui óleos vegetais saponificados através de processos tradicionais de saboaria, é colorido e aditivado com infusão de flores, especiarias, ervas, frutas e vegetais.

Açúcar Esfoliante Óleo Desodorante - Nativa SPA/O Boticário

O Esfoliante da Nativa Spa promove uma esfoliação suave na pele, remove profundamente a sujeira dos poros e as células mortas, renovando a pele e deixando-a hidratada e com perfume de Baunilha de Madagascar.

Sua fórmula é enriquecida com gotas purificadas de quinoa, que hidratam profundamente a pele, aumentam a produção de colágeno e previnem a perda de elasticidade cutânea. Com ele, sua pele fica limpa, macia, rejuvenescida e perfumada.

Polpa Esfoliante - Natura Ekos

O produtinho da Natura possui na formulação óleo de castanha, rico em ômega-6 e ômega-9, e partículas esfoliantes naturais, que promovem a renovação da pele e a remoção das impurezas e células mortas. Além disso, ela também hidrata a derme, deixando-a macia e perfumada. Graças à sua composição, além de esfoliar, o produto nutre a pele e estimula a produção de proteínas estruturantes, até as camadas mais profundas.

Esfoliante Corporal Calêndula - Granado

O esfoliante corporal da Granado, é indicado para todos os tipos de pele, pois é feito com ingredientes naturais, como o açúcar. Ele remove completamente as impurezas e células mortas da pele, mas sem deixá-la ressecada. Além de promover a renovação celular, ela também tem alto poder de hidratação, ação calmante e uma fragrância delicada de calêndula.


Os cuidados com a pele não precisam ser tão complicados. Basta para isso, lembrar que eles consistem em cuidar de si mesma (o), da sua saúde e bem-estar. A esfoliação corporal é um procedimento simples, que não precisa de produtos caros e difíceis de encontrar.

Lembre-se sempre de consultar especialistas que irão te ajudar a identificar o seu tipo de pele e qual a melhor rotina de cuidados diários para ela, bem como os produtos mais indicados. Você costuma fazer esfoliação corporal? Qual o seu esfoliante favorito?