Lápis de Olhos

Lápis de Olhos: um guia sobre esse produto super versátil de maquiagem!

O lápis de olho é um grande curinga na maquiagem. Até algum tempo atrás, uma make bem comum era usar sempre um lápis preto na linha d’água. De uns tempos para cá, o produto ganhou novos usos, novas versões, cores e acabamentos.

Além de item de maquiagem, o lápis de olho também pode ser usado para aumentar ou diminuir os olhos visualmente, entre outras funções. Atualmente, existem inúmeras opções no mercado, basta escolher o seu favorito de acordo com a função que deseja.

O lápis de olho é um produto multifuncional, pois pode ser usado nos olhos como lápis, delineador, sombra, iluminador, entre outros. No post de hoje te contamos mais sobre esse item de make super versátil!

Tipos de Lápis de Olhos

Como já mencionamos, os lápis de olhos sofreram muitas mudanças de uns tempos para cá, ganhando novas versões, cores, texturas, etc. Confira a seguir quais são os tipos disponíveis hoje no mercado e para que cada um deles é mais indicado:

Lápis tradicional

O lápis de olho tradicional tende a ser mais sequinho e é ideal para uma maquiagem mais delicada, que pede uma linha mais fina e sutil na pálpebra. Esse tipo de lápis é ideal para iniciantes, pois permite um traço mais firme.

Seu formato é como o de um lápis comum, de escrever ou desenhar, portanto, ele precisa ser apontado. Alguns, acompanham um apontador na própria tampa do produto.

Ele é ideal para quem costuma suar na pálpebra ou lacrimejar muito, pois por ser mais sequinho tem menos chances de borrar que os demais. Além disso, dependendo da cor do lápis, você também pode usá-lo para corrigir as sobrancelhas, tendo assim um produto multifuncional.

Lápis a prova d’água

Aqui o que muda é que o produto é a prova d’água, ou seja, não sai apenas com água. Ele é perfeito para ir à praia ou piscina, para festas e eventos que você precisa que a make dure a noite toda, entre outras situações.

Vale lembrar que a make ficará intacta por muita horas, contudo, na hora de remover o produto será preciso usar um demaquilante bifásico, cleansing oil ou água micelar própria. Com o auxílio de um algodão, você consegue remover cuidadosamente o produto dos olhos sem muito sofrimento.

Lápis ultra macio

Essa opção costuma vir sempre com uma esponjinha na ponta do lápis, que é bem prática para esfumar o produto. O lápis ultra macio além de ser usado como lápis (na linha d’água ou como delineador), também pode ser usado como sombra cremosa.

Para isso, basta aplicar uma quantidade generosa na pálpebra e esfumar, com a própria esponjinha dele, os dedos ou um pincel de esfumar. É importante ressaltar que, por ser mais cremoso, ele tende a ter uma menor durabilidade.

Uma boa opção é selar o lápis cremoso com sombra em pó, que além de intensificar a cor ainda aumenta a duração do produto nos olhos.

Lápis retrátil

O lápis retrátil pode ser mais sequinho, cremoso ou a prova d’água, o que muda aqui é a embalagem, que costuma ser de plástico e tem um sistema retrátil, que você gira para que o produto suba e você possa usar.

Eles são bem fáceis de usar, práticos para guardar e carregar na bolsa, além de não precisar ser apontado. Alguns, podem vir com um pequeno apontador na tampa, que serve apenas para afinar a ponta, para proporcionar um traço mais fino.

Função de cada lápis de olho - Cores

Além dos diferentes tipos de lápis (no quesito textura e embalagem), há também uma diferença de acordo com a cor, que pode dar a eles funções diferentes. Confira a seguir a função de cada cor de lápis de olhos, lembrando que todos eles podem ser usados de todas as formas, contudo, alguns podem conferir diferentes efeitos.

Lápis branco

O lápis branco era muito utilizado nos anos 80/90, de diferentes formas. Atualmente, ele não é tão popular, contudo, ainda pode ser usado para aumentar e destacar os olhos, quando usado na linha d’água.

Seu uso mais comum nos dias de hoje é como delineador, que é uma tendência bem atual, que voltou com tudo dos anos 80. Além disso, ele também pode ser aplicado logo abaixo das sobrancelhas ou no centro dos lábios e, em seguida, esfumado para não ficar marcado e se obter um efeito de iluminador.

Lápis nude

O lápis bege é o novo branco! Isso porque o branco acaba dando muito destaque, diferente do bege que acaba proporcionando uma iluminação mais discreta.

O intuito aqui é que ele obedeça à cor da pele, ou seja, ele pode ir do bege ao marrom, atendendo aos mais variados tons de pele. Assim como o branco, a função do lápis bege é a mesma do branco - aumentar os olhos, destacar e deixar uma aparência mais destacada.

Lápis marrom ou preto

O lápis escuro é perfeito para destacar o olhar. Apesar de o preto ser o mais popular para isso, o marrom acaba sendo mais versátil, pois além de não carregar muito a make, ainda pode ser usado também nas sobrancelhas.

Ele pode ser usado na linha d’água, na linha acima e abaixo dos cílios, para marcar o contorno inferior e superior dos olhos. Além disso, se ele for do tipo macio, ainda pode ser usado esfumado como sombra, ou como primer de olhos (para potencializar a cor das sombras e aumentar sua durabilidade), quando aplicado antes da sombra em pó.

Lápis colorido

Os lápis coloridos são um produto coringa para carregar para qualquer lugar e fazer uma make divertida. Eles podem ter duas funções - de acordo com a textura: se forem macios, podem ser utilizados como sombra para esfumar os olhos.

Já se forem mais sequinhos, eles podem substituir o delineador tradicional, com a vantagem de facilitar o traço, pois são maios difíceis de borrar e costumam ter um leque maior de cores.

Melhores Marcas/Produtos

Vamos conhecer a seguir, algumas marcas que possuem em sua linha de produtos lápis de olhos famosos e queridinhos no mercado de maquiagem:

Lápis preto/marrom

  1. Avon - Lápis 2 em 1 (com esponja)
  2. Natura - Lápis Kajal para olhos
  3. O Boticário - Lápis retrátil para olhos
  4. Maybelline - Lápis The Colossal Kajal

Lápis bege/branco

  1. Vult - Lapiseira de olhos retrátil bege
  2. Tracta - Lápis delineador de olhos bege
  3. Quem Disse Berenice - Lápis de olhos begete
  4. Catharine Hill - Lápis delineador bege

Lápis Colorido

  1. Quem Disse Berenice - Lápis de olho colorido
  2. Maybelline - Lápis delineador de olhos Colorshow
  3. Essence - Lápis retrátil de olhos Longlasting Colors
  4. Vizzela - Lapiseira para Olhos Colorida Have Fun

O lápis de olhos ficou esquecido por um tempo, em que estava no auge as sombras em pó e os delineadores. Contudo, conforme as tendências foram mudando e chegamos em um momento de make mais leve e natural, os lápis voltaram com tudo, devido à sua praticidade e versatilidade.

Você usa lápis de olhos? Qual o seu tipo preferido? Conta pra nós aqui nos comentários! Se você gosta de conteúdos sobre maquiagem, cabelos, unhas e muito mais, continue acompanhando o Guia Make.