HomeNossa EquipeContato
Saiba mais sobre os famosos Alfa-Hidroxiácidos, também conhecidos como AHAs!
GuiasCuidados com a Pele
Saiba mais sobre os famosos Alfa-Hidroxiácidos, também conhecidos como AHAs!
Carol Picolo
Carol Picolo
junho 20, 2022
3 min

Atualmente, o uso de dermocosméticos formulados à base de ácidos é cada vez mais comum em uma rotina de cuidados com a pele. Entre a opções existentes, os Alfa-Hidroxiácidos, também conhecidos como AHAs, têm se destacado devido aos seus inúmeros benefícios para a pele.

No texto de hoje, você vai saber mais sobre essa categoria de ativos, onde podem ser encontrados, como usá-los na rotina de skincare, quais os mais conhecidos e muito mais. Continue a leitura!

O que são os alfa-hidroxiácidos?

alfa hidroxi acidos

Os alfa-hidroxiácidos (AHA) são substâncias químicas que podem ser encontradas na natureza ou serem produzidas artificialmente. Eles são ácidos carboxílicos de baixa concentração, utilizados na indústria de cosméticos como um ingrediente ativo em diversos produtos, como loções, cremes, séruns faciais e géis.

Mas, o que significa alfa-hidroxiácidos? Eles são uma classe de ácidos carboxílicos que contêm um grupohidroxil em sua estrutura. Eles são usados em produtos químicos comerciais, incluindo cosméticos, e podem ser encontrados naturalmente em alguns alimentos e frutas.

Para que servem os Alfa-hidroxiácidos?

Os AHA têm diversas utilizações nos cosméticos, sendo a principal delas o seu papel como um agente esfoliante. Quando aplicados na pele, os AHA removem as células mortas da superfície da pele, promovendo a renovação das células e deixando a pele mais macia e suave.

Dessa forma, eles atuam como esfoliantes químicos, que também podem ser usados para tratar manchas escuras na pele, acne, psoríase, reduzir a aparência de linhas finas e melhorar a textura geral da pele.

Quando usado com cuidado, os AHA podem oferecer muitos benefícios à saúde da pele. No entanto, o seu uso incorreto pode causar danos à pele, portanto é importante consultar um dermatologista antes de usar produtos que os contenham.

Segundo estudos, eles podem ser utilizados para:

  • Tratamento da acne;
  • Ressecamento extremo da pele (Xerose), Ictiose e semelhantes relacionadas ao ressecamento e espessamento da textura cutânea;
  • Tratamento de verrugas vulgares;
  • Melasma;
  • Envelhecimento cutâneo;
  • Queratoses seborreica, facial e actínica e manchas senis.

Como eles são utilizados nos cosméticos?

alfa hidroxiacidos ahas

Os AHA são geralmente utilizados de forma tópica, ou seja, são aplicados diretamente na pele através de produtos como loções, cremes, géis, sprays faciais, séruns, entre outros, destinados aos cuidados do rosto e corpo. Eles também podem ser adicionados a outros produtos de cuidado com a pele para potencializar seus benefícios.

É importante ressaltar que o uso excessivo dos produtos contendo AHA pode causar irritação na pele, vermelhidão e descamação. Ele pode ser utilizado de uma a duas vezes por dia, dependendo do produto cosmético que está sendo usado e da concentração do ácido. Em geral, é aconselhável fazer o uso gradativo, aumentando o tempo conforme necessário.

Contudo, é fundamental seguir as instruções do rótulo do produto e consultar um (a) dermatologista antes de iniciar o uso de qualquer produto que contenha AHA, para determinar qual a concentração adequada do ativo para o seu tipo de pele.

Como incluir um ácido AHA na sua rotina de skincare?

Eles podem ser utilizados combinados com outros ativos ou isolados, indicados para o tratamento da acne, na prevenção do envelhecimento cutâneo, para melhorar a textura da pele, ou ainda para tratar manchas e marcas faciais.

Apesar de se tratar de ácidos, os produtos com AHA podem ser usados na rotina matinal, contudo, precisam ser acompanhados por um protetor solar facial eficaz. Já o uso noturno é liberado, contudo, é importante verificar com sua (seu) dermatologista se o uso deve ser diário ou em dias alternados.

Quais os AHAs mais utilizados?

Existem diferentes tipos de alfa-hidroxiácidos, entre os mais utilizados estão

  • Ácido glicólico: encontrado na cana-de-açúcar.
  • Ácido cítrico: encontrado em citrinos.
  • Ácido málico: encontrado nas maçãs.
  • Ácido mandélico: derivado de amêndoas amargas.
  • Ácido tartárico: obtido a partir de uvas.
  • Ácido Lático: originalmente obtido do açúcar do leite (lactose), mas graças à biotecnologia, ele também pode ser obtido de fontes como a fermentação de uvas (glicose), açúcar de cana (sacarose) e amido.

Todos esses AHAs proporcionam benefícios semelhantes para a pele, possuindo ação anti-acne, hidratante, de renovação celular, diminuição de poros, redução de manchas e melhora da textura da pele.

Como potencializar os efeitos dos AHAs?

Para potencializar os efeitos dos AHAs, é importante que o uso dos dermocosméticos a base desses ácidos seja feito de maneira constante. Ou seja, o tratamento precisa ser regrado, para que os ativos possam agir na pele.

Quando se trata do ácido glicólico, suas moléculas são as menores entre os AHAs, ou seja, podem penetrar mais profundamente na derme. Isso significa que sua ação é mais intensa que a de outros ativos, apresentando resultados mais rápidos, porém, apresenta mais chances de sensibilizar a pele.

Já o ácido lático apresenta moléculas ligeiramente maiores, por isso, têm menos chances de causar irritação. Da mesma forma, o ácido mandélico também apresenta moléculas maiores, o que significa um tempo maior para notar o resultado da sua atuação, contudo, pode ser a melhor opção para peles sensíveis.

Vale lembrar que uma precaução essencial antes de usar qualquer AHA é se atentar com a exposição ao sol. Isso porque esses ativos aumentam a sensibilidade da derme ao sol, portanto, é recomendado aplicá-los preferencialmente à noite e utilizar sempre protetor solar de largo espectro durante o dia.


Você já utilizou algum produto de skincare formulado à base de algum alfa-hidroxiácido? Conta pra nós qual o seu favorito e para que especificamente você o utiliza na sua rotina!


Tags

ÁcidosDermocosméticosRosto
Post Anterior
Glitter: quais são os principais tipos e para que servem
Carol Picolo

Carol Picolo

Maquiadora

Índice

1
O que são os alfa-hidroxiácidos?
2
Para que servem os Alfa-hidroxiácidos?
3
Como eles são utilizados nos cosméticos?
4
Como incluir um ácido AHA na sua rotina de skincare?
5
Quais os AHAs mais utilizados?
6
Como potencializar os efeitos dos AHAs?

Newsletter

Receba novidades no seu email.

Posts Relacionados

Água Termal: O que é, Para que Serve e Como Usar
31 de março, 2021
4 min
Todos os Direitos Reservados © 2022 - Guia Make

Links Rápidos

Anuncie ConoscoSobre NósContate-nos

Redes Sociais