Como armazenar cosméticos corretamente

Cosméticos: Como armazená-los corretamente para manter suas propriedades?

Diariamente, utilizamos diversos tipos de cosméticos, seja para os cuidados do corpo, cabelos, rosto, unhas ou outras regiões. Contudo, nem sempre sabemos ao certo como cuidar desses produtos, que possuem data de validade e a indicação de uma forma correta de armazenamento e manuseio.

Por isso, trouxemos a seguir algumas dicas de como cuidar corretamente dos seus cosméticos, para garantir a duração indicada na embalagem e um melhor desempenho em sua função. Confira!

Qual a melhor forma de armazenar os cosméticos?

Muitas pessoas têm diversos cosméticos para os mais variados fins, mas nem todos sabem a melhor forma de armazená-los. Aqui estão algumas dicas para te ajudar a manter seus produtos em boas condições e fazer com que durem mais tempo:

  1. A maioria dos cosméticos deve ser guardada em local fresco e ao abrigo da luz. Isto significa que o seu banheiro não é o melhor lugar para guardar maquiagem, por exemplo. Isso porque ele contém calor e umidade, que podem danificar os produtos de maquiagem e fazer com que elas estraguem mais rapidamente. Em vez disso, considere guardá-las em uma gaveta ou armário fora do banheiro.
  2. Certifique-se de que as tampas dos produtos estejam bem fechadas para evitar a entrada de ar ou umidade, que podem causar oxidação e reduzir a vida útil dos produtos.
  3. Limpe regularmente os seus recipientes de cosméticos para evitar o acúmulo de bactérias.
  4. Verifique os rótulos dos produtos para ver se há instruções específicas sobre o armazenamento. Alguns produtos podem requerer condições especiais, como refrigeração ou outras.

Seguindo estas dicas simples, você garantirá que seus cosméticos sejam armazenados da maneira correta para durarem por mais tempo!

As formas de armazenamento são as mesmas para todos os cosméticos?

Não, existem diferentes formas de armazenar diferentes tipos de cosméticos. Por exemplo, os produtos líquidos podem ser armazenados em frascos de vidro escuro com tampa hermética, enquanto os produtos em pó, podem ser guardados em recipientes de plástico ou latas.

É importante sempre verificar a embalagem dos cosméticos, pois a grande maioria costuma indicar no rótulo as instruções e cuidados de armazenamento.

As formas de armazenamento podem variar conforme a categoria do cosmético, se ele é de skincare ou maquiagem, por exemplo. Os produtos de skincare costumam vir em embalagens com um bom fechamento, que facilita a utilização e a conservação.

Já as maquiagens, principalmente as em pó, não costumam vir em embalagens herméticas, o que faz com que a umidade consiga atingir diretamente o cosmético, facilitando a proliferação de bactérias e fungos. Por isso, quando se trata de maquiagem, o cuidado com a umidade deve ser redobrado.

Quanto aos perfumes, é importante protegê-los da claridade e da variação de temperatura, pois esses fatores podem interferir na durabilidade das fragrâncias e do poder de fixação.

Quais são os cuidados especiais que se deve ter ao armazenar cosméticos?

Alguns cuidados especiais que se deve ter ao armazenar cosméticos são:

  • Manter os produtos longe do calor e da umidade;
  • Mantê-los na embalagem original;
  • Não reutilizar frascos ou embalagens;
  • Guardar os produtos fora do alcance das crianças;
  • Verificar as datas de validade dos produtos e descartar os vencidos.

A armazenagem interfere na validade dos produtos?

Não, a armazenagem não interfere na validade dos produtos. Produtos bem armazenados podem ter sua validade mantida. Contudo, quando armazenados incorretamente, os cosméticos podem acabar estragando antes do tempo previsto na validade, uma vez que essa previsão considera que eles foram manuseados de forma correta.

Onde guardar os cosméticos?

Os cosméticos devem ser guardados em um local fresco e arejado. Não é recomendado guardá-los em áreas úmidas ou quentes, pois isso pode reduzir a vida útil do produto.

A melhor forma de saber onde guardá-los é verificar as instruções do fabricante. Alguns cosméticos podem precisar ser guardados na geladeira para manter a temperatura ideal, ou ainda podem precisar ser abrigados da luz, do calor, entre outras recomendações, que costumam ser indicadas pela marca.

Outra dica valiosa é além de manter os produtos na embalagem original é mantê-los também na caixa, pois ela ajuda a proteger os produtos, atuando como uma camada extra de proteção, isolando o cosmético das variações de temperatura e incidência de luz, principalmente quando se trata de frascos transparentes.

É verdade que eles não devem ser guardados no banheiro?

Depende. Vemos sempre essa afirmação por aí, pois de fato a maioria dos banheiros costuma ser úmido. Contudo, se o seu banheiro for grande e arejado, e tiver um local que mantenha seus produtos ao abrigo da luz e longe do chuveiro, que tem a maior incidência de umidade e vapor, é possível manter os produtos no banheiro sim.

Existe algum risco se forem armazenados incorretamente?

Sim, existe o risco de os produtos, quando armazenados incorretamente, acabarem estragando antes do prazo de validade ou ainda se tornarem tóxicos. Além disso, alguns produtos podem sofrer alterações na cor ou no cheiro se não forem armazenados adequadamente, podendo até mesmo mofar.

E quanto ao manuseio dos produtos?

Este é um ponto bem importante que merece atenção. Ao manusear os produtos, é importante que as mãos estejam limpas, pois isso também pode interferir na sua durabilidade.

Prefira utilizar uma espátula para manusear produtos em creme que não forem de bisnagas, pump ou outros sistemas de armazenagem. Além disso, mantenha-os sempre na embalagem original e bem fechado, para não ter contato com o ambiente externo.


É fundamental cuidar dos seus cosméticos corretamente, para garantir que cumpram sua função e durem o tempo determinado na embalagem. Da mesma forma que os alimentos possuem formas corretas de armazenamento, o mesmo vale para os cosméticos e outros tipos de produtos.

Como você cuida dos seus produtos? Já teve algum que sofreu alteração por armazenagem incorreta? Deixe um comentário aqui e compartilhe conosco sua experiência!