Estética Natural

Estética Natural: Saiba como cuidar da pele de forma natural e segura!

Em meio a um movimento de beleza natural que vem crescendo cada dia mais, o ramo da estética passou a adotar novos protocolos para se adequar a esse novo cenário.

Há muito tempo que a beleza não é mais um assunto fútil e superficial. É importante falarmos sobre isso, pois é possível adotar hábitos de cuidados pessoais menos nocivos à saúde, ao planeta e aos animais.

A seguir, você confere quais as principais características da Estética Natural e de que forma ela atua para garantir uma pele bonita e saudável. Continue a leitura para descobrir como!

O que é estética natural?

A estética natural é uma vertente deste ramo da beleza, que busca utilizar caminhos alternativos para cuidar da pele de forma mais saudável. Ela aposta em procedimentos menos invasivos, que utilizam como aliados os cosméticos orgânicos e naturais.

Diferente da estética tradicional, a natural atua no rejuvenescimento da pele, mas principalmente na prevenção de danos causados na derme no dia a dia e ao longo do tempo.

Atualmente, os tratamentos estéticos naturais utilizam cosméticos certificados pela ANVISA, que para serem considerados orgânico eles precisam conter alguns selos cosméticos, tais como: ECOCERT, IBD,PETA Cruelty Free, entre outros.

Esses selos garantem a certificação de procedência dos cosméticos, que garantem que sua produção seja livre de ingredientes químicos que possam prejudicar a saúde e a pele das pessoas.

Dessa forma, a estética natural aposta em elementos como óleos essenciais, diversos tipos de argilas, ervas fitoterápicas, óleos e extratos vegetais, entre outros ingredientes que não oferecem riscos à saúde.

Além dos cosméticos naturais, ela também utiliza técnicas variadas de massagens e outros procedimentos eficazes na eliminação de toxinas do corpo e da mente, proporcionando relaxamento.

É importante lembrar que para que um cosmético seja considerado verdadeiramente natural, além de ser livre de parabenos, trietanolamina, silicones, corantes e derivados petroquímicos, ele também precisa:

  • Utilizar tecnologias limpas e sustentáveis para obter os ingredientes utilizados nas fórmulas;
  • Testar a concentração de extratos ativos nas formulações, para evitar riscos de altas concentrações que podem ser tóxicas às células humanas;
  • Rastrear a matéria-prima vegetal utilizada, para ter certeza de que ela não está contaminada por bactérias, fungos ou agrotóxicos;
  • Garantir que todos os ingredientes da formulação sejam obtidos de forma sustentável, sem causar impactos negativos ao meio ambiente.

Quais os benefícios da estética natural?

A principal característica da estética natural, é ser menos invasiva e utilizar apenas cosméticos naturais, que evitam reações como alergias e irritações na pele, e não proporcionam riscos à saúde, pois não possuem elementos químicos prejudiciais.

Esse é um dos principais benefícios da estética natural, muito importante quando lembramos que a pele é o maior órgão do corpo humano, e ela absorve tudo aquilo que aplicamos sobre ela e leva até a corrente sanguínea.

Dessa forma, pessoas que preferem optar por procedimentos não invasivos e que não prejudicam a pele, podem apostar sem medo na estética natural. Além disso, ela é perfeita para pessoas veganas ou vegetarianas, que não utilizam produtos com ingredientes de origem animal, ou que realizam testes em animais.

Qual a vantagem de usar produtos naturais?

As vantagens da utilização de cosméticos naturais são inúmeras, tanto para quem as utiliza como para o planeta. Isso porque para a fabricação desses produtos, o impacto ambiental causado é muito menor do que para a produção dos convencionais. Confira a seguir as principais vantagens de aderir aos produtos naturais:

Contribuir com a sustentabilidade

Entre as principais vantagens do uso dos cosméticos naturais, estão a contribuição para a sustentabilidade. Isso porque além de utilizar fórmulas limpas, os produtos naturais costumam utilizar embalagens mais ecológicas, que não utilizam materiais sintéticos, como plásticos e outros componentes poluentes e não recicláveis.

Além disso, esses cosméticos tendem a gerar uma emissão de CO2 menor (ou nula) para o seu desenvolvimento e consumo.

Não financiar os maus-tratos aos animais

Sabemos que na indústria dos cosméticos, infelizmente, ainda existem empresas que praticam testes de produtos em animais. Isso ainda é comum em muitas marcas de cosméticos tradicionais.

Entre as vantagens dos cosméticos naturais, está a garantia de que os produtos não são testados em animais e, em sua maioria, também não possuem ingredientes de origem animal em sua formulação.

Este é um ponto bem importante a se considerar no momento da escolha dos cosméticos para uso pessoal ou profissional, se você atua na área da estética natural. Os testes em animais consistem em práticas que podem causar alergias, intoxicação e até a morte de animais como coelhos, cães, macacos, entre outros.

Por isso, a cosmética natural é uma excelente opção para pessoas veganas, vegetarianas ou que se preocupam com o bem-estar e a proteção dos animais. Isso porque ela utiliza produtos com responsabilidade ambiental em todas as etapas de seu desenvolvimento.

Garantir os benefícios dos ingredientes naturais

Os ingredientes de origem natural possuem nutrientes únicos, graças aos óleos presentes nas plantas, sementes, flores, folhas e galhos. Esses óleos vegetais possuem uma composição semelhantes ao óleo produzido naturalmente pela nossa pele.

Dessa forma, eles são absorvidos mais facilmente pelo nosso organismo, o que faz com que os cosméticos naturais sejam fontes ricas em nutrientes para a nossa derme.

Não agredir nem sensibilizar a pele

Os cosméticos comuns muitas vezes acabam acarretando alergias na derme. E não é para menos, uma vez que eles utilizam diversos ingredientes nocivos à pele. Em geral, essas alergias são causadas por substâncias químicas presentes na composição dos cosméticos tradicionais, utilizadas para garantir os efeitos desejados.

Por serem fabricados com matérias-primas orgânicas, os cosméticos naturais atuam de forma suave, o que garante uma menor incidência de alergias e outros tipos de efeitos colaterais na pele.

Quais os procedimentos realizados na estética natural?

Todos os procedimentos realizados na estética tradicional, podem ser realizados de forma natural. O que diferencia ambos são os produtos cosméticos utilizados nos protocolos. Dessa forma, na estática natural você pode realizar:

  • Peeling facial natural;
  • Esfoliação corporal e facial;
  • Limpeza de pele natural;
  • Aromaterapia;
  • Argiloterapia;
  • Massagem modeladora, relaxante ou drenagem;
  • Entre outros.

Seja utilizando maquiagem vegana ou cosméticos naturais de cuidados diários com a pele, você faz parte, ainda que sem saber, se uma corrente de pessoas que se preocupam com o planeta e com os animais.

O próximo passo, pode ser aderir à estética natural, que garante cuidados com a pele de forma natural e não agressiva à sua saúde e ao meio ambiente. Você já tinha pensado sobre esse assunto? Qual a sua opinião? Compartilhe conosco nos comentários!