Publicidade
Anuncie conoscoAtualmente, é difícil alguém que já passou dos 30 anos não utilizar algum produto de skincare… Entre essas pessoas, a maioria certamente já fez uso ou usa atualmente algum ácido para tratar a derme.
Entre os ácidos mais comuns, estão os beta-hidroxiácidos, eficazes no tratamento de diversas questões de pele. Continue a leitura para saber mais sobre esse ativo e como inseri-lo na sua rotina de cuidados diários com a pele!
O que é um beta-hidroxiácido?
Os ácidos beta-hidroxiácidos são substâncias químicas que promovem a esfoliação da pele. Eles são usados para tratar vários problemas, como acne, manchas escuras e vermelhidão. Os BHAs são geralmente derivados do ácido salicílico, ingrediente ativo encontrado em muitos produtos para os cuidados diários com a pele.
Assim como os alfa-hidroxiácidos, os beta-hidroxiácidos também ajudam a pele a se renovar, removendo as células mortas da superfície cutânea, atuando da mesma forma no tratamento da acne, manchas escuras, rugas e linhas finas.
Para que os BHAs servem?
Os BHAs servem para melhorar a textura da pele e tratar problemas superficiais diversos. Isso porque eles atuam como esfoliantes, removendo as células mortas da superfície da pele e limpando profundamente os poros, removendo impurezas e reduzindo a oleosidade.
Dessa forma, eles são eficazes no tratamento da acne, uma vez que desobstruem os poros, além de clarear manchas escuras na pele e reduzir a vermelhidão. Além disso, os BHAs têm propriedades anti-inflamatórias e antimicrobianas, o que significa que podem ajudar a aliviar a inflamação e evitar o crescimento de bactérias na pele.
Por agir diretamente nas glândulas sebáceas, eles atuam no controle da acne, regulando a proliferação bacteriana e o processo inflamatório local. Vale lembrar que seu uso não se restringe ao rosto, podendo ser utilizado também para o tratamento da acne corporal, foliculite e até queratose pilar.
Uma vez que é um poderoso esfoliante, os BHAs também promovem a renovação celular e aumentam a produção de colágeno, que atenua as linhas finas e até mesmo rugas, deixando a pele mais uniforme. Além de tudo isso, os beta-hidroxiácidos são menos agressivos que outros ácidos, por isso, a chance de sensibilizar a pele é menor.
Publicidade
Anuncie conoscoQuais são os BHAs?
Há apenas um beta-hidroxiácido utilizado nos cuidados com a pele — o ácido salicílico —, indicado para tratar problemas de acne e excesso de oleosidade na pele. Como vimos, ele atua como um esfoliante químico, que promove a renovação celular, atua como um seborregulador, evita a contaminação de bactérias e fungos e melhora a textura geral da pele.
Benefícios dos BHAs
Como vimos, o ácido salicílico traz inúmeros benefícios para a derme. Contudo, o que o destaca dos demais ativos? A diferença desse BHA é a sua eficácia, que entrega resultados surpreendentes, principalmente quando o assunto é pele acneica.
O ácido salicílico é capaz de secar as espinhas, pois, ao penetrar profundamente nos poros, ele atua com seu poder de anti-inflamatório e antibactericida. Quer mais benefícios do ácido salicílico, para a pele oleosa? Ele ajuda a controlar as glândulas sebáceas, reduzindo o controle excessivo de queratina, um dos responsáveis pelo surgimento da acne.
Publicidade
Anuncie conoscoBHAs e AHAs: Qual a diferença entre eles?
É comum haver confusão quando se trata de AHAs e BHAs, ácidos com ação semelhante na pele. Ambos atuam como esfoliantes químicos, promovendo a renovação celular e tratando acne, linhas finas, excesso de oleosidade, manchas, cicatrizes, entre outros problemas.
A principal diferença entre eles, é que os AHAs são solúveis em água, já os beta-hidroxiácidos são solúveis em óleo. Mas, o que exatamente isso quer dizer? Os AHAs promovem a renovação celular na epiderme, camada mais superficial da pele.
Já os BHAs, por serem solúveis em óleo, são absorvidos na pele e agem no interior dos poros, se assimilando às glândulas sebáceas e dissolvendo o que está entupindo os poros. Por isso ele é tão eficaz no tratamento de cravos e espinhas.
Além disso, por agirem mais profundamente na pele, os beta-hidroxiácidos também ajudam a reduzir a inflamação e a proliferação de bactérias na pele.
Como inserir BHAs na sua rotina de skincare
É importante ter um certo cuidado ao inserir qualquer ácido na sua rotina de skincare. O primeiro passo, é consultar um (a) dermatologista para avaliar as necessidades da sua pele e qual ativo é mais eficaz para o tratamento necessário.
Para inserir os BHAs nos seus cuidados diários, é importante identificar o seu tipo de pele. Alguns ácidos, como o salicílico, não são indicados para peles sensíveis, pois podem piorar o quarto de sensibilidade.
No início do uso, prefira utilizar o produto com BHA em dias alternados, para dar tempo da pele se adaptar ao ativo. Vale lembrar que para manter sua eficácia, é fundamental seguir os outros passos dos cuidados: limpeza, hidratação e proteção.
Ao utilizar ácidos, é fundamental fazer uso correto do filtro solar com alta proteção. Ao notar qualquer sinal de sensibilidade, como vermelhidão, ardência, alergia, coceira ou outros, suspenda o uso do produto e procure um (a) dermatologista. acne".
O ácido salicílico pode ser encontrado em dermocosméticos como limpadores faciais, tônicos faciais, séruns, cremes hidratantes, tornando fácil sua inserção na rotina de skincare.
Assim como os AHAs, os beta-hidroxiácidos são excelentes ativos para tratar diversos problemas de pele, bem como melhorar sua textura e aparência. Com o uso correto e constante, é possível notar seus benefícios a médio prazo.
Você faz o uso de algum tipo de ácido na sua rotina de cuidados com a pele? Já utilizou um BHA? Compartilhe conosco seus produtos queridinhos de skincare!