Contorno Facial

Guia: Contorno Facial - O que é, para que serve, como fazer e muito mais!

Atualmente, com o domínio das técnicas de maquiagem chegando até mais pessoas, devido ao boom da internet, temos ouvido falar muito sobre contorno facial, tida até então como uma técnica de conhecimento exclusivo de maquiadores (as) profissionais.

Contudo, o contorno facial agora é do conhecimento de muita gente, que utiliza a técnica diariamente na automaquiagem, ou para eventos especiais, fotos, vídeos, etc. Atualmente, esse recurso se tornou um dos principais truques para realçar e definir o rosto.

Se você não sabe do que estamos falando ou já ouviu falar do contorno facial, mas não tem ideia de como fazer, você está no lugar certo. No post de hoje vamos tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto!

O que é e para que serve o Contorno Facial?

O contorno facial é uma técnica de maquiagem usada para realçar as dimensões do rosto (pontos altos) e também pode servir para dar uma afinada nos contornos. A técnica é feita logo após aplicar a base.

Isso porque a base tira os contornos faciais, deixando o rosto como uma tela em branco. O contorno vem para devolver as sombras naturais do rosto, podendo ou não realçar ou modificar os contornos, conforme a vontade da pessoa a ser maquiada (você mesma ou uma cliente).

O contorno facial consiste basicamente em escurecer as áreas que você deseja suavizar - o que deve ser feito com um produto um ou dois tons mais escuros que a sua pele - e clarear as regiões que você deseja destacar - com um produto iluminador ou de um a dois tons mais claros que a sua pele.

Esse balanço entre luz e sombra ou claro e escuro, é uma técnica bastante comum nas pinturas renascentistas, muito usada para criar o efeito de profundidade e realçar ou disfarçar algumas formas.

Até então, o contorno era muito utilizado para fotos e vídeos, muito comuns em atrizes de TV e cinema. Isso porque ele ressalta o desenho do rosto e dá mais destaque na imagem projetada nas telas.

Atualmente, muitas pessoas usam o contorno facial para disfarçar traços que não gostam muito, como testa proeminente, entre outros. Com alguns recursos, é possível conseguir o efeito de afinar o nariz, afinar o rosto, realçar as maçãs, aumentar os lábios, etc.

É importante ressaltar que o contorno facial não é uma técnica obrigatória na maquiagem, ela é apenas mais um recurso para realçar os traços que você mais gosta e disfarçar aqueles que não te agradam tanto.

Como fazer

Ao contrário do que muita gente pensa, fazer o contorno facial não é tão difícil assim, basta usar os produtos corretos e saber o efeito que você quer obter com a técnica.

Primeiramente, você tem duas opções: fazer o contorno com produtos cremosos antes da aplicação da base, ou deixar para contornar o rosto após a aplicação da base.

O contorno feito antes da base tende a ficar mais suave, porém tem um efeito mais duradouro. Para a mesma duração em uma aplicação após a base, ela pode ser feita com produtos em creme e finalizada com um contorno em pó - mas cuidado para não pesar a mão.

Após definir como será feito o contorno, é importante escolher os produtos e as ferramentas adequadas para isso. Se você usar produtos líquidos ou cremosos, o mais indicado é usar um pincel duo fiber, kabuki ou até mesmo uma esponja facial.

Se o contorno for realizado com produtos em pó, a melhor opção são os pincéis de maquiagem, principalmente os mais fofinhos, como os de blush - para contornar as laterais do rosto - e os pincéis de esfumar sombra - perfeitos para fazer o contorno do nariz.

A principal dica quando falamos de contorno é esfumar bem! Um dos maiores erros de maquiagem é deixá-la muito marcada, já que a ideia é criar um efeito de sombra, que para ficar bonito é importante que esteja bem natural.

Confira a seguir os principais pontos de contorno e iluminação:

Iluminação

Não existe uma regra, contudo, especialistas em maquiagem indicam começar primeiro pela iluminação, que pode ser feita com um produto de um a dois tons mais claro que a sua pele.

Os pontos de iluminação são definidos por aquilo que você quer destacar, que podem ser os olhos, maçãs do rosto, centro da testa, queixo, ponta do nariz, etc. Tudo aquilo que você ilumina tende a “vir pra frente”, ou seja, fica mais proeminente e destacado.

Após aplicar o produto de iluminar e marcar todos os pontos que pretende realçar, é hora de esfumar. Para isso, use os pincéis adequados e não tenha preguiça nessa hora, pois esfumar é o segredo para um resultado natural e bonito.

Contorno/Bronzer

Aplicando contorno facial: Laura Garcia/Pexels

Após iluminar e destacar aquilo que você definiu, é a hora de criar as sombras para ressaltar o contorno natural do rosto e criar mais profundidade. É neste momento que você pode afinar o rosto e o nariz, se achar necessário.

Para isso, o truque mais utilizado para afinar a face é aplicar um bronzer ou contorno (cerca de dois tons mais escuros que a sua pele) criando uma linha na diagonal, logo abaixo das maçãs do rosto.

Se o objetivo é afinar o nariz, a marcação do contorno deve ser feita nas laterais. Já para diminuir a testa, a aplicação do produto deve ser feita rente à raiz dos seus cabelos esfumando bem em direção aos fios.

Dicas

Contorno facial para cada tipo de rosto: armariodemadame.com/Pinterest

Há diversas dicas que podem te ajudar a obter um resultado mais profissional e um acabamento impecável no seu contorno facial. Confira a seguir quais são elas:

  • Escolha bem a textura do produto: se a sua pele é oleosa, por exemplo, o ideal é optar pelos produtos em pó, que tendem a aderir melhor na pele;
  • O contrário também vale - se a sua pele é seca, aposte nos produtos cremosos, que trazem mais luminosidade e aderem melhor nas peles secas;
  • Para um resultado ainda mais duradouro aposte nos dois: aplique primeiro o contorno líquido ou em creme, em seguida, sele com o produto em pó. Isso serve tanto para a iluminação quanto para o contorno;
  • Para os produtos líquidos ou cremosos, aposta na esponja ou pincéis com cerdas sintéticas;
  • Para os produtos em pó, aposte nos pincéis com cerdas fofas;
  • Evite fazer movimentos bruscos ao esfumar os produtos. Prefira aplicar com a mão mais leve para garantir um resultado natural;
  • Menos é mais: prefira aplicar pouco produto e colocar mais se necessário. É muito melhor do que aplicar muito produto e depois não conseguir esfumar.

Produtos

Agora que já falamos bastante sobre a técnica do contorno facial, como fazer, dicas, etc, vamos falar sobre os produtos indicados para isso. Vale lembrar que eles podem ser cremosos, líquidos, em pó ou de acordo com a sua preferência.

Os produtos em creme ou líquidos, como corretivo e base, conferem um acabamento mais sutil e luminoso, enquanto os produtos em pó garantem um efeito é mais opaco e ficam mais evidentes. Confira abaixo alguns produtos queridinhos no mercado para a técnica do contorno facial.

Iluminação

  • Pó Iluminador Mineralize Skinfinish Soft & Gentle - MAC;
  • Iluminador Facial Mary Lou Manizer - The Balm;
  • Pó Iluminador Faces da Lua - Dailus;
  • Iluminador em gotas BT Glow Rose Gols- Bruna Tavares;
  • Gel Iluminador Champagne - Quem disse Berenice.

Contorno

  • Bronzer Bahama Mama - The Balm;
  • Blush Hoola - Benefit;
  • Blush Harmony - MAC;
  • Contorno facial em bastão - Tracta;
  • Pó Bronzeador Chocolate Soleil - Too Faced.

Paletas

  • Glam Skin Perfection Paleta Contorno Facial - Eudora;
  • Contour & Highlighter Paleta de Contorno - Klasme;
  • Paleta de Contorno Facial Make B. - O Boticário;
  • Paleta de Pó Facial Profissional - Ruby Rose;
  • Paleta de contorno step-by-step - Smashbox.

É importante que possamos desmistificar o contorno facial, pois ele não precisa ser um vilão. Muitas pessoas criticam a técnica, pois dizem que ela modifica os contornos faciais e criam uma ilusão de ótica.

Contudo, a maquiagem existe para isso, para realçar aquilo que você gosta no seu rosto e disfarçar o que não te agrada tanto. O essencial é ter equilíbrio não ser refém da maquiagem, o que quer dizer que é importante que você se sinta bem com ou sem ela.

Eu confesso que atualmente uso bem pouco contorno facial, deixo para usar a técnica em eventos, pois sei que o efeito fica muito bom em fotos e filmagens. No dia a dia, prefiro apenas usar um blush bem natural ou um bronzer, principalmente no verão.

Compartilhe conosco a sua opinião sobre o polêmico contorno facial! Continue nos acompanhando para mais conteúdos sobre maquiagem e Beleza ;)