gallery
gallery

Lip Tint: descubra para que serve, como aplicar e quais as melhores marcas

O Lip Tint já existe há algum tempo, mas não era tão conhecido e só virou febre de uns tempos para cá. Ele ficou famoso graças às sul-coreanas, que popularizaram o uso do produto no seu estilo de maquiagem. Logo que apareceu no Brasil, muita gente ficou intrigada, pois a sua embalagem parece a de um esmalte, com o mesmo aplicador de pincel. Porém, ele não era um esmalte, e nem um batom.

Afinal de contas, o que ele é então? O lip tint, como o nome sugere, é uma espécie de tinta para os lábios, um pigmento. Diferente do batom ou gloss, ele não adiciona textura aos lábios e tem longa duração. A função dele é realmente pigmentar os lábios com uma cor suave, para que fique parecendo uma boca naturalmente mais rosada.

Principais Tipos e Para que serve

Os principais tipos de lip tints são: líquidos, cremosos ou em gel. As opções de embalagens podem ser as mais diversas, com aplicador em formato de pincel ou de esponjinha (assim como gloss ou batom líquido).

Todos eles têm a mesma função: tingir a pele e deixar um ar saudável e natural. A melhor parte é que ele pode ser usado também em outras partes do rosto como nos olhos ou bochechas (como blush).

Principais características

Uma das principais características do lip tint é o fato de ele ser um produto multifuncional. Poder ser utilizado em várias partes do rosto, torna ele um produto muito versátil, ideal para carregar na necessaire e quebrar o seu galho em diversos momentos.

Outro ponto de destaque nele é a textura. É difícil de explicar para quem não conhece, mas ele basicamente não deixa textura alguma nos lábios. Sim, parece que você não passou nada.

Após a aplicação, ele deixa a boca tingida, mas com um toque bem sequinho. O melhor disso é que ele não transfere, ou seja, você pode comer e beber que ele não sai. Esse é outro ponto forte do produto: a alta fixação e duração.

Isso torna o lip tint ideal para ser usado na praia. Você pode aplicar nos lábios, olhos ou bochechas e ir tranquilamente para o mar, sem medo de ser feliz. Sabe o melhor de tudo? Ele deixa um aspecto de queimado de sol, corado e bem natural.

Há também outra opção de lip tint um pouco menos comum que é o lip tattoo. A função é a mesma, tingir os lábios. Contudo, esse não pode ser utilizado em outras partes do rosto, pois quando aplicado, ele forma uma película, que deve ser retirada após a secagem do produto.

Onde passar e como aplicar

Mulher se olhando no espelho (Pressfoto/Freepik)

Como já mencionado, o lip tint pode ser utilizado nos lábios, olhos ou maçãs do rosto. Na hora da aplicação, é preciso se atentar, pois, ele seca bem rápido e se não for espalhado na hora pode ficar manchado.

Outra dica é maneirar na quantidade de produto, por ele ser altamente pigmentado. Vá aplicando aos poucos, até que a cor fique na intensidade desejada, assim como o efeito.

Confira a seguir como aplicar o produto em cada parte do rosto:

Lábios

Mulher com lip tint nos lábios (Mateus Campos Felipe/Unsplash)

Nos lábios a aplicação é simples, basta utilizar o próprio aplicador da embalagem. Os efeitos podem ser vários:

  • Aplicar em todo o lábio, deixando uma cor suave, porém uniforme;
  • Aplicar somente no centro dos lábios, formando um efeito degradê tipicamente coreano (conhecido como gradient lips). Para o acabamento ficar mais natural e esfumado, após utilizar o aplicador, é legal espalhar um pouco com os dedos em batidinhas suaves;

Outra opção é fazer o efeito glossy gradient, para o qual basta aplicar o produto apenas no centro dos lábios (como no efeito anterior) e finalizar com um gloss incolor.

Olhos

Nos olhos a aplicação também vai depender do efeito desejado. Você pode utilizar o próprio aplicador da embalagem, os dedos ou um pincel de olhos.

Se você desejar uma cor mais intensa, basta ir aplicando o produto aos poucos, esperar secar, e repetir a aplicação quantas vezes forem necessárias, até obter uma camada uniforme com uma cor intensa.

Para um efeito mais esfumado, o ideal é depositar o produto com o próprio aplicador na pálpebra, e espalhar com os dedos ou pincel, esfumando até obter o efeito desejado. Essa opção é ideal para o dia a dia.

Maçãs do rosto

Mulher aplicando produto nas maçãs do rosto (Shiny Diamond

/Pexels)

Nas bochechas a aplicação do lip tint não varia muito e, não tem mistério nenhum. O ideal é aplicá-lo com os dedos, esponja ou pincel para obter um efeito mais natural e não ficar marcado. Como ele seca bem rápido, o ideal é aplicar no rosto e esfumar rapidamente, para que não fique manchado. Independente da ferramenta utilizada, a aplicação deve ser feita em batidinhas leves e nunca arrastando o produto.

Melhores Marcas

As opções são inúmeras, desde as mais caras até as mais baratas. Depois que o lip tint se popularizou no Brasil, marcas nacionais também começaram a produzi-lo, o que é ótimo, pois agora temos opções mais em conta ao nosso alcance.

É difícil definir as melhores marcas, pois isso é bem particular. Entretanto, listamos a seguir algumas marcas pioneiras no lançamento dessa tendência, que possuem opções de lip tints de diversas cores e alta qualidade.

Benefit

A Benefit é pioneira no quesito lip tint. A marca de San Francisco, lançou o primeiro protótipo do produto em 1977. Hoje, ele se popularizou e é carro chefe da marca e pode ser encontrado em 4 cores:

  • Benetint: o mais conhecido e a primeira cor lançada pela marca. É um tom rosado médio;
  • GoGo Tint: rosado em tom cereja avermelhado;
  • Cha Cha Tint: tom mais alaranjado;
  • Posie Tint: rosado mais suave e clarinho.

DNA Italy

Apesar do nome, a DNA Italy é uma marca nacional, que nasceu na Itália, mas foi concretizada em solo brasileiro. O lip tint deles é bem conhecido também, e foi um dos primeiros nacionais a se popularizar aqui no Brasil. As cores são:

  • Love Red: vermelho-escuro;
  • Love Pitaya: vermelho mais aberto;
  • Love Uva: tom arroxeado, próximo ao vinho;
  • Love Cherry: vermelho cereja.

Bruna Tavares

A Bruna Tavares, influenciadora amada no mundo da maquiagem, tem lançado produtos incríveis. É claro que ela não ia ficar de fora da onda dos lip tints. Sua marca lançou 5 cores do produto, que chamaram de BT Tint:

  • Dorothy: vermelho-escuro / vinho;
  • Mary: vermelho;
  • Grace: vermelho alaranjado;
  • Joana: arroxeado;
  • Alice: rosado.

Vult

Quem gosta de maquiagem certamente já tem algum produtinho da Vult. A marca é famosa pela qualidade dos seus produtos e conta com duas cores de lip tint na sua linha, que batizaram de Aqua Tint:

  • Red: vermelho;
  • Violet: vermelho-escuro / vinho.

O lip tint virou um queridinho, mas não de todo mundo. Quem gosta de um visual mais moderno, no estilo coreano, ou mais natural no estilo “nasci assim”, certamente já é adepta(o) do produto. E você, já conhecia o lip tint? Gosta do efeito que ele dá? Conte para nós como você usa e qual a sua marca favorita.

Continue acompanhando o conteúdo do Guia Make para saber mais sobre maquiagem e as novidades desse nicho do mercado de beleza que não para de crescer.