Ácidos: Saiba tudo sobre o Ácido Mandélico

Por Carol Picolo

Publicado em Cuidados com a Pele

03 de jul de 2023

5 min de leitura

Ácidos: Saiba tudo sobre o Ácido Mandélico

Publicidade

Anuncie conosco

Atualmente, há diversas opções de ácidos utilizados nos cuidados com a pele, seja de forma profissional ou na rotina diária de skincare realizada em casa. Entre os produtos utilizados, os ácidos têm se destacado, graças à sua capacidade de tratar os mais diversos problemas de pele.

Entre os ácidos mais utilizados, está o Ácido Mandélico, um ativo que atua como peeling químico, eficaz no tratamento de manchas, linhas finas, acne e muito mais. Confira a seguir, tudo o que você precisa saber a respeito desse potente ativo!

O que é o Ácido Mandélico?

O Ácido Mandélico é um composto orgânico que pertence à classe dos ácidos carboxílicos. Ele é conhecido como um alfa-hidroxiácido (AHA) derivado de amêndoas amargas, e atua na pele como um peeling químico suave.

Por ser absorvido de forma lenta na pele e proporcionar uma esfoliação menos agressiva, ele é indicado especialmente para peles sensíveis, pois é menos propenso a provocar irritação ou vermelhidão, diferente dos AHAs tradicionais.

Ele costuma ser encontrado na forma de sérum facial, um líquido incolor bastante utilizado em cosméticos para tratar manchas na pele, linhas finas e uniformizar seu tom e textura.

Como o Ácido Mandélico atua na pele?

O Ácido Mandélico atua realizando um peeling químico na pele, promovendo a renovação celular, removendo as células mortas e deixando a pele mais macia e suave. 

Ele também possui importantes propriedades antibacterianas e antifúngicas, atuando dessa forma, no tratamento da acne, dermatite e demais condições inflamatórias da derme.

Publicidade

Anuncie conosco

Para que serve o Ácido Mandélico?

O Ácido Mandélico é um dos alfa-hidroxiácidos mais utilizados na dermatologia, pois serve para promover a esfoliação química da pele. Por ser um AHA mais suave, ele é indicado para todos os tipos de pele, com o objetivo de:

  • Hidratar a pele;
  • Remover as células mortas através da esfoliação química;
  • Clarear manchas escuras;
  • Tratar a acne, graças às funções antibacterianas e fungicidas;
  • Controlar a oleosidade da pele;
  • Reduzir tamanho dos poros;
  • Aumentar a firmeza e elasticidade da derme;
  • Uniformizar o tom;
  • Diminuir olheiras e bolsas;
  • Proporcionar maciez;
  • Melhorar o viço.

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, o ativo também é indicado para renovar a pele durante o inverno, graças ao seu amplo espectro de ação. Ele é ideal para peles mais escuras, que mancham com facilidade. 

Qual é o melhor ácido para clarear a pele?

O Ácido Mandélico é considerado um dos melhores ácidos para clarear a pele, pois atua como um peeeling esfoliante, que remove as células mortas da superfície da pele, atuando na suavização de manchas escuras e hiperpigmentação.

Quando associados a um processo de peeling estético, ácidos como o Glicólico e o Retinóico, também são bastante eficazes para o clareamento de manchas, segundo estudos, assim como a Vitamina C, o Ácido Tranexâmico, a Niacinamida, entre outros.

Publicidade

Anuncie conosco

Como inserir o Ácido Mandélico na rotina de skincare

O Ácido Mandélico por ser utilizado tanto em tratamentos estéticos profissionais, quanto em cosméticos nos cuidados diários com a pele em casa. Quando realizado em consultório, o tratamento com o ativo pode ser feito em cinco sessões de peeling, com intervalos semanais. 

Já no uso em casa, os cosméticos podem ser aplicados uma vez ao dia, preferencialmente à noite, lembrando sempre de utilizar o filtro solar diariamente. Confira a seguir, algumas opções de produtos formulados com Ácido Mandélico.

Dicas de produtos

Peeling Mandélico - Adcos

Peeling Mandélico - Adcos

O Peeling da Adcos é formulado com Ácido Mandélico e enriquecido com Vitamina C de alta permeação e biocompatibilidade com a derme. Ele é indicado para todos os tipos de pele, e atua conferindo mais luminosidade, melhorando sua textura e promovendo a renovação celular. O produto também atua na despigmentação de manchas, atenuar a acne, melasma e linhas de expressão, resultantes do fotoenvelhecimento.

Ácido Mandélico - The Ordinary

Ácido Mandélico - The Ordinary

O Ácido Mandélico da The Ordinary é um sérum leve, indicado para todos os tipos de pele, ideal para clarear manchas de diversos tipos, como: melasmas, hiperpigmentação, manchas causadas pela acne, exposição solar, depilação e até mesmo as resultantes de alterações hormonais. 

Ele também atua atenuando os sinais do envelhecimento cutâneo, suavizando rugas e linhas de expressão, reduzindo a incidência de cravos e espinhas, e conferindo uma pele mais uniformizada e luminosa.

Ácido Mandélico - Principia

Ácido Mandélico - Principia

O sérum da Principia é formulado com 10% de Ácido Mandélico e 1% de Alfa-arbutin, indicado para estimular e promover uma renovação celular suave, acelerar o processo de regeneração natural da pele, controlar a oleosidade e desobstruir os poros.

Ele também atua para uma melhora visível em manchas, ajuda no tratamento da acne, promove luminosidade à pele, melhora a firmeza e a elasticidade, suaviza bolsas e olheiras, proporciona maciez e melhora o viço da pele.

Ácido Mandélico - Creamy

Ácido Mandélico - Creamy

O Ácido Mandélico da Creamy é um sérum-gel, composto por ativos potentes como o ácido mandélico e o alfa-arbutin, ambos com eficácia comprovada no clareamento de manchas escuras, até mesmo o melasma.

Além de atuar no tratamento de manchas, ele também hidrata, dá brilho e firmeza à pele, promovendo a renovação da camada superficial da pele e estimulando a produção de colágeno nas camadas mais profundas.


O Ácido Mandélico é um ativo eficaz, que proporciona inúmeros benefícios para a derme sem sensibilizá-la. Entre os alfa-hidroxiácidos, ele é considerado o mais gentil para a pele, o que não interfere na sua eficácia.

Você usa algum ácido na sua rotina de skincare? Já usou o Ácido Mandélico? Compartilhe conosco suas dicas a respeito de ácidos. Lembre-se sempre de consultar um (a) dermatologista antes de inserir qualquer produto em sua rotina, principalmente quando se trata de ácidos!


Tags

#Rosto#Ácidos#Dermocosméticos
Loading...

Post Anterior

Ácidos: Saiba tudo sobre o Ácido Lático

Publicidade

Anuncie conosco

Publicado Recentemente

Ver todos posts
Massagem Facial: Conheça os Benefícios e a Importância dessa técnica!

Massagem Facial: Conheça os Benefícios e a Importância dessa técnica!

Carol Picolo

04 de jul de 20235 min de leitura

Saiba tudo sobre o Ativo: D-Pantenol

Saiba tudo sobre o Ativo: D-Pantenol

Carol Picolo

13 de jun de 20236 min de leitura

RECEBA CONTEÚDOS EM PRIMEIRA MÃO

Inscreva-se na newsletter

Vamos enviar apenas conteúdos relevantes, prometemos!