Argilas

Conheça os principais tipos de Argila e seus Benefícios para a Pele e Cabelos

Há algum tempo, temos ouvido falar mais sobre as argilas e seus benefícios. Desde esse aumento da sua popularidade, elas entraram de vez na rotina de cuidados pessoais de muita gente — principalmente de quem dá preferência para produtos naturais.

No texto de hoje, falaremos mais sobre os benefícios de incluir este ingrediente natural em sua rotina, além de entender quando e para que é indicado utilizar cada uma delas. Vamos lá?

O que é a argila?

A argila é um mineral natural que pode ser encontrado nas rochas. Seus diferentes tipos são originados por meio de processos físicos e químicos que modificam a forma física e a composição química das rochas.

Por serem minerais, os diversos tipos de argilas contém substâncias valiosas em sua composição. São essas substâncias que garantem as propriedades terapêuticas e estéticas das argilas.

Para que Serve?

Por conter elementos químicos semelhantes aos do nosso corpo, como cálcio e ferro, as argilas possuem propriedades anti-inflamatórias, cicatrizantes e desintoxicantes. Seu uso nos cuidados estéticos, é indicado para a melhoria do aspecto da saúde da pele e dos cabelos, de acordo com a sua cor.

As argilas podem apresentar diferentes benefícios para a pele, como, por exemplo: ação oxidante, controle de oleosidade, hidratação, esfoliação, cicatrização, tratamento de inflamações, entre outros. Para os cabelos, elas são excelentes para minimizar a oleosidade e eliminar as impurezas do couro cabeludo.

Composição

Por tratar-se de um elemento natural, podemos encontrar na argila in natura propriedades como: alumínio, sílica e água. Porém, em cada uma das cores de argila, existem diferentes propriedades, como, por exemplo:

  • Argila verde: Óxido de ferro associado a magnésio, cálcio, potássio, manganês, fósforo, zinco, alumínio, silício, cobre, selênio, cobalto e molibdênio;
  • Argila branca: Ferro, alumínio, boro, potássio, cálcio e enxofre;
  • Argila preta: Titânio e o alumínio;
  • Argila vermelha: Quartzo, carbonato, óxidos de alumínio e óxidos de ferro;
  • Argila amarela: Silício, alumínio, ferro e potássio;

Como Usar / Recomendações

De maneira geral, quando comprado in natura, o produto pode ser misturado com água mineral, água termal ou até mesmo soro fisiológico. O objetivo é formar uma pasta e aplicar sobre o rosto todo, ou apenas nas áreas que precisam de um cuidado mais pontual.

Uma dica importante é não deixar a argila secar no rosto, pois assim, garantimos que suas propriedades não sejam perdidas. Para conseguir o melhor resultado, certifique-se de ter uma água termal ou até mesmo água mineral em um borrifador para umedecer a argila enquanto ela está agindo na pele.

Mas é importante lembrar que cada cor de argila representa um objetivo e benefícios diferentes para a pele. Por exemplo:

Argila verde

É a mais conhecida e mais utilizada, pois proporciona um excelente controle de oleosidade para a pele, além de garantir ação antisséptica e cicatrizante. Esta argila, portanto, é a mais indicada para peles oleosas e com tendência a acne.

O uso desta argila também é indicado para tratamentos em cabelos oleosos, aplicando o ingrediente diretamente na raiz.

Argila branca

Ela possui uma ação suave na pele, promovendo o clareamento de manchas, controle de oleosidade e ação anti inflamatória. Por conter diferentes benefícios e não ressecar a derme, a argila branca pode ser aplicada em todos os tipos de pele.

Por conta da sua ação suave, o uso é indicado apenas para o rosto, pois em outras partes do corpo o resultado pode não ser tão eficaz.

Argila preta

Seu principal objetivo é purificar e dar mais luminosidade para todos os tipos de pele. A argila preta é conhecida pelo seu poder rejuvenescedor e por auxiliar no combate a flacidez e linhas de expressão.

Além do corpo, ela também pode ser aplicada no couro cabeludo, com o objetivo de limpar e purificar os fios, para crescerem saudáveis e fortes.

Argila vermelha

Possui como principal benefício a hidratação, além de conter propriedades desestressantes para a pele e promover a renovação celular. Por este motivo, ela é indicada para peles mais maduras ou sensíveis.

A argila vermelha também é conhecida por sua efetividade em tratamentos de redução de medidas, por conter propriedades que ativam a circulação sanguínea. Ela também pode ser utilizada no couro cabeludo para hidratar e dar brilho aos fios.

Além disso, quando misturada com argila branca, torna-se a argila rosa e, neste caso, possui um efeito cicatrizante e garante um tratamento com resultados mais suaves, pois não resseca a pele.

Argila amarela

Possui como principal benefício o estímulo da produção de colágeno, além de auxiliar no processo de cicatrização. Por este motivo, ela é indicada para o uso em peles secas e/ou maduras.

Em alguns casos, também pode ser aplicada em peles acneicas, para auxiliar no controle da oleosidade. Por isso, é válido testar para ver se sua pele se adapta bem a este tipo de argila.

Além da compra das argilas in natura, também é possível encontrar as máscaras já prontas. Como, por exemplo, a máscara “pele cansada açaí” da marca Relax Cosmetics.

Trata-se de um produto com propriedades antioxidantes para melhorar o aspecto de pele cansada. Ela possui 95% de matéria orgânica em sua composição, incluindo óleo vegetal de açaí, grapefruit e tangerina. É uma ótima opção para ter em casa e revezar com o uso das argilas naturais.

O que eu achei dos Produtos

Gosto muito de ter argilas em casa para garantir diferentes resultados para a minha pele. Confesso que as minhas favoritas são: a verde, a vermelha e a branca, pois consigo sentir minha pele mais limpa e com a oleosidade controlada após o uso recorrente.

Costumo usar uma vez por semana, antes da minha rotina noturna, e assim, posso garantir que o cuidado será completo. Uma dica importante é manter a pele bem hidratada após o uso, para evitar que a pele fique ressecada.

Produto

Costumo comprar as argilas in natura (em pó), que podem ser encontradas em casas de produtos naturais ou até mesmo em lojas de cosméticos. Mas, como eu mencionei anteriormente, também é possível encontrar as máscaras de argila prontas para a aplicação.

Eficácia

Para a minha pele, sinto que o uso da argila é eficaz e cumpre com o prometido quanto aos benefícios que ele apresenta. Desde a primeira vez que usei (vale considerar que eu já seguia uma rotina de cuidados diários com a pele), senti que a oleosidade estava mais controlada, além de ter a sensação de pele mais limpa e fresca.

Custo-Benefício

Quando compradas em casas de produtos naturais, o valor das argilas costuma ser bem baixo. Contudo, acredito que isso pode variar de acordo com a loja. Em média, o valor de cada 100g é bem baixo, e garante a possibilidade de fazer várias máscaras.

Gosto muito da ideia de utilizar a argila em minha rotina de skincare, principalmente quando sinto que minha pele está precisando de um cuidado especial.

A sensação de pele limpa, sequinha e sem oleosidade após o uso da máscara de argila, me provou que eu precisava incluir este passo em minha rotina, ao menos uma vez por semana.

Então, minha dica é: entenda qual seu tipo de pele e o que você gostaria de melhorar. Em seguida, teste algumas argilas para encontrar a que melhor se adapta na sua derme, para proporcionar o resultado esperado.