Beleza Natural

Beleza Natural: O que é, Como funciona e Principais Marcas

De tempos em tempos, o conceito de beleza sofre alterações devido às tendências de mercado, acontecimentos sociais, entre outros fatores. Atualmente, temos ouvido falar muito de Beleza Natural, clean beauty, e tantos outros nomes para esse movimento.

Esse conceito se aplica a diversos âmbitos como o estereótipo do biotipo, estilo de cabelo, roupas, maquiagem, cosméticos, etc. Associados ao movimento estão palavras como: natural, orgânico, limpo, verde, não tóxico, que se referem aos produtos comumente utilizados por pessoas que aderem ao movimento da beleza natural.

No texto de hoje, vamos falar um pouco mais sobre esse comportamento de consumo, que podemos considerar também como um movimento social que veio para ficar e não para de crescer (ainda bem). Continue a leitura para saber tudo sobre a beleza natural.

O que é Beleza Natural?

Escolhas de Beleza conscientes (Karolina Grabowska/Pexels)

A beleza natural é um movimento bastante amplo, que consiste em adotar hábitos e produtos mais naturais, que são menos prejudiciais ao nosso corpo e ao meio ambiente. Ele surgiu como uma forma de tentar driblar os padrões de beleza impostos pela sociedade, que estavam fazendo com que as pessoas perdessem a noção dos próprios limites.

Vemos com frequência notícias de pessoas que sofreram danos à saúde após realizar incontáveis procedimentos estéticos, ou por utilizar produtos de beleza de qualidade duvidosa, ou de origem desconhecida.

Isso tudo são conceitos que estão no âmbito das ideias, contudo, a beleza natural tem sua parte estética, que se baseia no conceito “menos é mais”. Ele consiste em utilizar menos produtos, porém, produtos mais naturais, com ingredientes não prejudiciais à saúde.

Nesse conceito, os cabelos naturais são bem-vindos, desde a textura até a cor natural, incluindo também é claro, os fios brancos. Além disso, usar menos maquiagem também faz parte da beleza natural.

Isso não significa que as pessoas não usam maquiagem, mas que a usam de maneira mais tranquila, apenas para realçar suas características mais marcantes e não para esconder alguma coisa, ou se transformar em outra pessoa.

Além disso, os produtos utilizados são bastante diferentes do que os que costumamos ver no mercado da beleza tradicional, mas falaremos disso mais para frente. Foi nesse cenário que se popularizou o skincare, já que as pessoas adotaram um estilo mais natural de “cara lavada”, era importante garantir que a pele estivesse saudável e viçosa.

Como funciona

Ingredientes naturais (Pixabay)

É importante começar esse tópico deixando claro que nada precisa ser encarado como absoluto. Isso porque muita gente, quando pensa em beleza natural, acha que para aderir ao movimento precisa jogar fora todos os seus produtos “normais”. Mas, na verdade, não é bem assim que funciona.

A beleza natural é um processo gradativo, em que você pode ir substituindo aos poucos seus produtos de uso diário por opções mais naturais. É importante respeitar o tempo de transição individual quando você pretende mudar de hábitos.

Além disso, a ideia, além de usar produtos mais naturais, é aproveitar ao máximo aquilo que você já tem, e tentar diminuir o nosso consumo. Boas opções para fazer isso, é adotar as receitas de beleza caseiras, como esfoliantes com ingredientes como o café e o açúcar, por exemplo, e a babosa ou abacate para os cabelos.

Uma boa notícia é que o mercado da beleza vem se adaptando e abraçando a beleza natural, sendo muito fácil encontrar atualmente, marcas focadas nesse conceito. Dessa forma, fica muito mais fácil você adaptar a sua rotina de skincare.

Outro ponto importante ressaltar é que a beleza natural também consiste em bons hábitos de maneira geral. Entre eles, alguns exemplos são a alimentação saudável, a prática de atividade física, entre outros que ajudam a manter a saúde da pele, cabelos e unhas sempre em dia.

Marcas “Clean Beauty”

Quando o assunto são as marcas que afirmam trabalhar com beleza natural, é importante considerar alguns pontos como: ingredientes, embalagens, forma de envio, descarte de materiais, etc.

Como já mencionamos, nem sempre é possível ter um processo 100% limpo, contudo, é importante que a marca seja transparente em seus processos. É válido observar esses pontos, pois muitas empresas acabam se aproveitando dessa tendência para promover um “marketing verde” que não corresponde com aquilo que fazem.

Por isso, se você realmente se importa em consumir produtos que estimulem a beleza natural, é importante verificar o processo de produção, assim como os ingredientes e a proposta ética da marca.

As marcas realmente comprometidas com a beleza natural, se esforçam para adotar processos menos poluentes, e têm o foco na saúde das pessoas e do planeta, além de se preocuparem em desenvolver produtos veganos e cruelty free.

Outro ponto bem importante é observar os selos que as marcas possuem, que você pode entender melhor nesse post aqui. Isso é importante, pois comprova que as marcas realmente trabalham de forma séria e evitam ingredientes tóxicos como parabenos, ftalatos e SLS (Lauril Sulfato de Sódio), por exemplo.

Confira a seguir, algumas marcas sérias que trabalham com beleza natural aqui no Brasil:

Positiv.a

A Positiv.a é uma empresa nacional ecologicamente e socialmente responsável, que desenvolve produtos e soluções com o objetivo de cuidar da casa e do corpo das pessoas e, claro, do planeta. A marca possui diversas certificações verdes, trabalha com produção local e agricultura familiar para garantir seus ingredientes naturais. Eles trabalham com produtos para a casa, cuidados pessoais e óleos essenciais.

Nesh Eco Cosméticos

A Nesh é uma empresa que tem como objetivo tornar consciente o uso de produtos veganos, naturais e feitos de maneira artesanal, visando proporcionar o bem-estar para o corpo, a casa e a alma, com respeito ao próximo e ao planeta. Eles trabalham com produtos para casa, corpo, cabelos e óleos essenciais.

Relax Cosmetics

A Relax é uma marca que levanta a bandeira do veganismo e afirma que a vida é absoluta, seja ela humana ou animal. Dessa forma, para eles, não existe vida menor ou maior, inferior ou superior.

A marca estimula o consumo ético e sustentável de cosméticos naturais e sustentáveis. Eles desenvolvem cosméticos sólidos, como shampoos, condicionadores, hidratantes, etc., além de diversos produtos para o rosto, corpo, cabelos e óleos essenciais.

Baims Natural Makeup

A Baims é uma empresa de cosméticos com sede no Brasil e também na Alemanha, que oferecem produtos de alta qualidade, respeitando os princípios de sustentabilidade, transparência, consciência ecológica, ética e responsável.

A marca prioriza o uso de ingredientes naturais e orgânicos, não testados em animais e livres de ingredientes tóxicos. O objetivo é oferecer produtos de beleza com alta tecnologia e com benefícios para a saúde. Eles trabalham com maquiagens, acessórios e o sistema refil, para minimizar o descarte de embalagens.

Terral

A Terral nasceu com o objetivo de promover mudanças e oferecer produtos mais naturais. A marca tem como proposta resgatar o potencial dos ingredientes naturais, extraídos de maneira ética e sustentável, e desenvolver produtos que ofereçam bem-estar físico e emocional às pessoas. Eles desenvolvem produtos para os cuidados diários com a pele, sabonetes e acessórios, como escova de dentes feita em bambu, saboneteiras artesanais, etc.

Afinitez Biocosméticos

A Afinetez oferece produtos naturais para o corpo, rosto e unhas, com o objetivo de promover o consumo consciente, valorizar o trabalho e a força das mulheres, produtoras locais e autorais. A marca trabalha com a transparência, e detalha em seu site todos os ingredientes utilizados nas formulações.

Almanati

O manifesto da Almanati é a busca por relações mais justas e sustentáveis, além de promover um impacto positivo que transforme o mundo. Eles possuem certificações que garantem produtos:

  • Que possuem o máximo possível de ingredientes orgânicos e naturais;
  • Procuram amenizar o impacto ambiental;
  • Não são prejudiciais à saúde, tampouco testado em animais;
  • Privilegiam o uso de matérias-primas renováveis e com origem na agricultura orgânica e biodinâmica;
  • Embalagens produzidas a partir do Polietileno Verde, matéria-prima de fonte renovável (etanos de cana-de-açúcar), 100% reciclável, provenientes de uma produção responsável, respeitando aspectos ambientais, sociais e econômicos;
  • Possuem o certificado NATRUE, que certifica os produtos naturais e orgânicos, com alto grau de exigência.

A Beleza Natural promove a autoaceitação, o consumo consciente, a valorização da produção local e artesanal, o apoio a causas sociais e ambientais, e a harmonia consigo mesma (o) e com o planeta.

Se você gosta de saber mais sobre esses assuntos, conte para nós aqui nos comentários e indique a sua marca favorita de clean beauty. Continue acompanhando a gente aqui no Blog e também no Instagram.