Creme para Olheiras

Creme Para Olheiras: Saiba tudo sobre elas - O que são, quais os tipos, melhores produtos e muito mais.

Quase todo mundo tem alguma coisinha que incomoda na pele, sejam espinhas, cravos ou quem sabe olheiras. Só quem precisa lidar com as olheiras, sabe como é difícil atenuar essas manchinhas escurecidas abaixo dos olhos.

As olheiras e bolsas costumam incomodar, pois, deixam um aspecto mais cansado e envelhecido no rosto. Contudo, apesar de muitos (as) especialistas afirmarem que não tem como combatê-las 100%, é possível atenuar e suavizar sua aparência.

Para disfarçar sua aparência, muitas pessoas recorrem ao corretivo facial. Contudo, ele apenas resolve a questão de forma momentânea. O ideal, se você realmente quer tratá-las, é usar um creme para olheiras, com os ingredientes certos para atuar nessa região.

Elas se caracterizam por uma diferença de tonalidade na pele da região abaixo dos olhos, que pode variar por diversos fatores. No texto de hoje, vamos entender melhor o que são as olheiras, suas causas e conhecer quais os melhores cremes para tratá-las. Continue a leitura!

O que são as olheiras

Cuidando das Olheiras: Pexels/Anna Shvets

As olheiras são marcas escurecidas localizadas na região abaixo dos olhos. Elas são formadas pela alta concentração de vasos sanguíneos ou melanina na pálpebra inferior e, podem surgir devido à genética ou outros fatores adquiridos ao longo da vida.

Elas podem surgir em pessoas de qualquer gênero e idade, até mesmo em crianças. O tom de pele não costuma interferir nas olheiras, mas as peles morenas e negras podem ter mais pré-disposição para desenvolvê-las, devido ao acúmulo de melanina na região dos olhos.

Para saber qual o produto mais indicado para o seu caso, é importante passar por uma consulta dermatológica para identificar qual o seu tipo de olheiras. Isso porque elas também podem vir acompanhadas por outros fatores como: flacidez na região dos olhos, espessura do tecido dessa região, oxidação a glicação, que é o amarelamento da região.

Tipos de olheiras

Como já dissemos, é importante identificar qual o seu tipo de olheiras para entender, qual o creme para olheiras ideal para o seu caso. Confira a seguir, quais os tipos de olheiras, de acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD-RJ):

Vascular

As olheiras vasculares são causadas pelo aumento da vascularização, ou pelo acúmulo excessivo dos vasos sanguíneos na região abaixo dos olhos. Em geral, esse tipo de olheiras apresentam uma coloração que varia entre o rosa, azulado ou arroxeado e um leve inchaço na região.

Pigmentar

As olheiras pigmentares são causadas pelo aumento da melanina na pele dessa região, que resulta na alteração da coloração da região abaixo dos olhos, que pode variar entre diferentes tons de castanho e marrom. Elas são mais comuns em pessoas de pele morena e negra, devido à concentração de melanina, e também pode ser resultado de processos inflamatórios, como alergias, por exemplo.

Profunda

As olheiras profundas, ou estruturais, são causadas pela anatomia óssea e de gordura do rosto, que faz com que a região dos olhos seja mais “funda”, causando um efeito de escurecimento devido à sombra causada por essas estruturas. Elas possuem uma coloração em tons de castanho e marrom.

“Edema”

As olheiras com edema, são as famosas bolsas abaixo dos olhos. Esse inchaço, pode ser decorrente de mudanças fisiológicas ou pela presença de bolsas de gordura na região.

Causas das olheiras

Há diversas causas que podem ser as responsáveis pelo aparecimento das olheiras, entre elas, as principais são:

  • Genética: esse é a principal causa para o surgimento das olheiras, além de ser a que mais dificulta o tratamento;
  • Alterações vasculares: devido ao aumento da vascularização nas pálpebras inferiores, os vasinhos podem ser vistos na pele, ocasionando o aparecimento das olheiras arroxeadas;
  • Aumento da melanina na área dos olhos: a hiperpigmentação é a causa das olheiras com tonalidades em tons de castanho e marrom, que são as mais comuns.

Fatores como bolsas de gordura e flacidez na região abaixo dos olhos, também podem ser causas para o surgimento das olheiras. Elas ainda podem ser acentuadas com o passar do tempo, devido ao envelhecimento da pele.

Fatores que podem agravar as olheiras

Além dos fatores de surgimento das olheiras, alguns fatores também podem agravar as manchinhas abaixo dos olhos, tais como:

  • Coçar os olhos constantemente;
  • Dormir mal;
  • Envelhecimento precoce da pele;
  • Exposição solar sem proteção;
  • Acúmulo de pigmentos da maquiagem (dormir com maquiagem ou não retirar corretamente);

Prevenção

É possível evitar o aparecimento das olheiras, adotando alguns hábitos saudáveis, tais como:

  • Melhorar a qualidade do sono;
  • Evitar a exposição excessiva ao sol;
  • Reduzir o consumo de álcool e cigarro;
  • Minimizar o estresse;
  • Ter uma alimentação saudável que reponha os nutrientes necessários ao organismo;
  • Limpar a pele diariamente e remover bem a maquiagem dos olhos.

Além disso, os cremes para olheiras também são eficientes na prevenção, pois ajudam a estimular a circulação, descongestionar e acalmar a pele, além de auxiliar na diminuição do inchaço.

Melhores ativos para tratar as olheiras

Aplicando Creme na Área dos Olhos: Freepik/Valuavitaly

Antes de falarmos especificamente sobre os cremes para olheiras, vamos entender melhor como funcionam os ativos presentes nas formulações e quais os mais indicados para tratar as olheiras. Ter esse conhecimento, é essencial para poder escolher o creme de olheiras ideal para o seu tratamento. Confira a seguir quais são esses ativos:

Cafeína

A cafeína é um dos ingredientes mais populares nos cremes para olheiras. Isso porque ela ativa a circulação sanguínea, por ter uma ação vasoconstritora (que contraem os vasos sanguíneos) e descongestionante, que agem na redução do inchaço dos vasos sanguíneos.

Arnica

A arnica tem propriedades que ajudam a melhorar a circulação sanguínea da região das olheiras, e ajudam a reduzir retenção de líquidos. Além disso, ela também atua como anti-inflamatório, reduzindo o inchaço causado pela vasodilatação, que nada mais é do que o alargamento dos vasos sanguíneos, próximos à superfície da pele, que resulta no aumento do fluxo sanguíneo

Retinol

O retinol é um ativo clareador, que atua na uniformização do tom da pele e pode ser um poderoso aliado no clareamento da região das olheiras. Além disso, ele também estimula a renovação celular e a síntese de colágeno, ajudando a fortalecer a pele dessa região.

Niacinamida

A niacinamida, também conhecida como vitamina B3, também possui ação clareadora que ajuda a reduzir a hiperpigmentação, impedindo que a melanina se espalhe.

Dessa forma, ela ajuda a atenuar a pigmentação em tons de marrom nas olheiras, além de estimular a produção de colágeno e dar mais firmeza para essa região.

Vitamina C

Outro potente ativo que atua no clareamento da pele é a vitamina C, um ativo que ajuda a reduzir a produção de melanina. Isso porque ela inibe a produção da tirosinase, uma enzima que atua no processo da formação de melanina. Além de clarear, ela também ajuda a prevenir o aparecimento de novas manchas escuras.

Essa vitamina também contribui para a produção de colágeno e elastina, que atuam na densidade e firmeza da pele, ajudando a diminuir as bolsas e olheiras.

Peptídeos

Os peptídeos são compostos por aminoácidos que podem ter diversas ações, entre elas eliminar os depósitos de pigmento e reduzir a retenção de líquidos na região abaixo nos olhos, reduzindo o inchaço.

Há ainda outros ativos que podem atuar na redução das olheiras como o Ácido ferúlico, Ácido kójico, Vitamina K, entre outros.

Melhores Produtos

Agora que já falamos sobre as olheiras e ficou um pouco mais claro o que são, os tipos, as causas, etc, vamos conhecer os melhores cremes para olheiras.

Q10 Plus C - Nivea

O Nivea Q10 Vitamina C, é um creme para olheiras que combina três antioxidantes: coenzima Q10, Vitamina C e Vitamina E. Esses ativos, ajudam a melhorar o metabolismo da pele, protegendo-a dos radicais livres.

Ele auxilia na redução da profundidade das rugas, proporcionando mais hidratação e firmeza para o contorno dos olhos, o que resulta em uma aparência mais descansada. Ele é bastante eficaz no tratamento das olheiras com edemas, pois atua reduzindo o inchaço e não a pigmentação.

Creme Clareador de Olheiras Renew Clinical - Avon

O creme para olheiras da linha Renew da Avon, foi desenvolvido para melhorar a aparência da área dos olhos. Ele foi desenvolvido pelos cientistas do Instituto Avon de SkinCare, e contém um complexo iluminador que ajuda a neutralizar a aparência das olheiras, se adaptando a todos os tons de pele.

Liftactiv Supreme Eyes - Vichy

O Creme anti-idade para os olhos da Vichy, é um creme anti-idade para a região dos olhos, indicado para peles que apresentem sinais da idade ao redor dos olhos. Ele atua minimizando as rugas e linhas finas, além de ajudar a reduzir as bolsas e clarear a região. Além disso, ele ajuda a aumentar a firmeza da pele ao redor dos olhos, promovendo mais sustentação e luminosidade.

Pigmentclar Serum Clareador Olhos - La Roche Posay

O creme para olheiras Pigmentclar da La Roche, ajuda a regular a melanogênese da pele, atenuando a coloração marrom escura das olheiras. Além disso, ele também atua no descongestionamento do contorno dos olhos, ajudando a combater as olheiras azuis.

Sua fórmula é rica em cafeína, ativo que ajuda a reduzir a aparência das olheiras azuis, causadas pela má circulação, e também das olheiras castanhas, causadas pela superprodução de melanina.

Vitamina C área dos Olhos - Payot

O produtinho da Payot, na verdade, é um Sérum de Vitamina C, desenvolvido especificamente para a região dos olhos, e atua na redução das olheiras e bolsas, clareando a região já nas primeiras aplicações.

Ele possui ação antioxidante, que auxilia no clareamento da região, na renovação celular e também na minimização das linhas finas, prevenindo o envelhecimento cutâneo e proporcionando mais firmeza à pele. O Sérum de Vitamina C da Payot, possui ativos que atuam reduzindo e prevenindo a formação de olheiras e bolsas, assim como os danos causados pela oxidação celular.

Antioxidante Hidratante - Sallve

O Antioxidante Hidratante da Sallve, é um produto multiúso, que pode ser usado no rosto, pescoço e região dos olhos. Sua fórmula combina Ácido Hialurônico, Nano Vitamina C, Vitamina E, Resveratrol, Niacinamida e Cafeína, ativos poderosos no tratamento das olheiras. Graças a esses ativos dermocosméticos, ele previne as linhas finas e sinais do tempo, uniformiza o tom da pele e suaviza manchas, diminui o inchaço e as olheiras de cansaço e melhora a luminosidade da pele.


As olheiras não precisam ser nossas inimigas, é possível conviver com elas e tratá-las com carinho. Contudo, quem sente muito incômodo com a presença delas, pode optar por um creme para olheiras, que irá ajudar a atenuar a coloração e o inchaço.

É sempre importante lembrar, que todo tratamento, seja ele facial ou corporal, deve ser indicado sempre por especialistas, que irão avaliar a sua pele identificar qual o tratamento mais adequado.

No caso das olheiras, um (a) dermatologista saberá identificar qual o seu tipo de olheiras, para então indicar o melhor creme para olheiras, que contenha os ativos necessários.

Continue acompanhando o Guia Make para mais conteúdo sobre Cuidados com a Pele e muito mais!