Bruma Facial

Bruma Facial: Entenda o que é, para que serve, como usar e indicações de produtos!

Você já percebeu que ao longo do dia a maquiagem começa a craquelar? Isso acontece porque, em geral, a pele tende a absorver a água presente nos produtos que aplicamos, principalmente em peles secas ou ressecadas.

Isso faz com que a base ou corretivo comece a esfarelar e ficar com um aspecto desgastado. Por isso, além de hidratar muito bem a pele antes de aplicar a base e o corretivo, é muito importante devolver-lhe a umidade no decorrer do dia.

Uma boa opção de produto para fazer isso é bruma facial, um produto bastante versátil para incluir na sua lista de favoritos. A bruma ajuda a hidratar e devolver a umidade da pele, mantendo ela viçosa e revitalizada ao longo do dia, além de refrescar o rosto nos dias mais quentes.

No post de hoje, você vai saber tudo sobre a bruma facial, o que é, para que serve, como usar e muito mais, além de conferir algumas indicações de produtos! Vamos lá?

O que é e para que serve a Bruma Facial?

Mulher aplicando Bruma Facial: Cottonbro/Pexels

A bruma facial é um produto líquido que é borrifado na pele com diferentes objetivos. Grande parte delas, são feitas com ingredientes hidratantes e calmantes, para devolver a umidade da pele ao longo do dia e mantê-la hidratada e viçosa.

Há também algumas opções de brumas com propriedades mais adstringentes, que ajudam a controlar a oleosidade da pele. Além de agir como uma solução instantânea, a bruma facial também pode ser usada de outras maneiras:

  • Para revitalizar a pele: a bruma ajuda a refrescar a pele e devolver o viço que vai se perdendo ao longo do dia. Isso pode ser feito na pele com ou sem maquiagem;
  • Hidratar instantaneamente: ao escolher uma bruma facial formulada com ingredientes hidratantes, ela te ajuda a reter a umidade e hidratar a pele ao longo do dia, sem interferir na sua maquiagem;
  • Acalmar peles sensíveis: uma bruma facial com a formulação adequada - sem álcool e fragrâncias, e com ingredientes suaves como aloe vera, água de uva ou água termal, por exemplo - pode ajudar a reduzir a vermelhidão da pele, acalmar irritações e repor a umidade perdida;
  • Absorver o excesso de oleosidade: assim como um pó facial translúcido, as brumas faciais com ingredientes como o pó de seda ou a sílica, por exemplo, podem absorver o excesso de oleosidade da pele ao longo do dia;
  • Ajudar a controlar a acne: as brumas faciais formuladas com ácidos suaves - como os beta-hidroxiácidos, ácido salicílico, salicilato de betaína, entre outros - ajudam a desobstruir os poros, podendo ser usada diariamente como parte da sua rotina de skincare;
  • Melhorar a absorção de outros produtos: a pele úmida atua como uma esponja, absorvendo mais rapidamente os produtos que são aplicados nela. Por isso, para maximizar o desempenho de seus produtos - loções, cremes, óleos faciais, máscaras, etc. - aplique-os em cima de uma camada de bruma facial;
  • Preparar a pele para a maquiagem: ao aplicar a bruma facial antes da base, ela ajuda a hidratar a pele e manter a umidade ideal, para que a maquiagem não craquele ao longo do dia;
  • Umedecer a esponja de maquiagem: para conseguir um efeito mais natural na pele, nada melhor do que aplicar a sua base facial ou corretivo com uma esponja úmida. Ao fazer isso com uma bruma facial, você garante um efeito natural na pele, além de desfrutar dos benefícios do produto;
  • Suavizar a make: nada pior do que finalizar a make e parecer que você está com uma máscara, ou que sua pele tem camadas e mais camadas de produto. Para fazer com que a maquiagem a pareça mais natural, você pode borrifar um pouco de bruma facial após a finalização, para dissolver os resíduos de pó da superfície da pele;
  • Diluir seus produtos: a bruma pode ser usada para diluir sua base facial, por exemplo, se você considera a consistência dela muito grossa e não quer um aspecto pesado na pele.

Como usar

Aplicação da Bruma Facial: Anna Shvets/Pexels

Quando utilizada sobre a pele, a bruma facial pode ser borrifada diretamente sobre todo o rosto, mantendo uma distância mínima recomendada de 30 centímetros. Após a aplicação, não é necessário secar ou limpar o rosto, pois o produto é absorvido de maneira natural pela pele.

Também é possível utilizar a bruma de formas diferentes (como dissemos no tópico anterior). Você pode borrifá-la diretamente no seu pincel ou esponja de maquiagem, para umedecer o acessório antes de usá-lo na make.

Já para diluir os produtos, você pode aplicá-la sobre uma superfície e misturar ou também borrifar diretamente na embalagem do produto.

Diferença entre a Bruma Facial e outros produtos

É muito comum confundir a bruma facial com outros produtos. Isso porque ela também é um produto líquido de borrifar sobre a pele, assim como a água termal, por exemplo. Contudo, há uma diferença entre eles! Confira a seguir a diferença entre a bruma e outros produtos para a pele:

  • Bruma facial X água termal: a água termal é um produto que é puramente água, enriquecido com minerais que ajudam a hidratar e tratar a pele. Já a bruma facial, contêm outros ativos além da água em sua formulação, tais como ingredientes umectantes, emolientes, hidratantes, etc.
  • Bruma facial X tônico: ainda que a maioria dos tônicos não seja em spray, algumas pessoas podem confundir esses dois produtos. O tônico é utilizado após a limpeza da pele, e serve para remover os vestígios da maquiagem e as impurezas. A bruma, por outro lado, pode ser aplicada a qualquer hora do dia, com ou sem maquiagem, com o intuito de revitalizar a pele, hidratar, etc.
  • Bruma facial X essência: a essência é um produto utilizado na rotina coreana de skincare, e atua como uma preparação da pele para receber os tratamentos da rotina. Ela tem a consistência um pouco menos líquida que a bruma, e também deve ser utilizada sobre a pele limpa, assim como o tônico. Portanto, ela é bem diferente da bruma facial;
  • Bruma facial X spray de fixação: aqui é onde mais se costuma confundir os produtos. O spray de fixação tem como função aumentar a durabilidade da maquiagem, formando uma camada ultrafina que ajuda a fixar a maquiagem ao longo do dia. Já a bruma, é feita com ingredientes que ajudam a suavizar a maquiagem e deixá-la mais natural na pele, em vez de dar a ela mais fixação. Contudo, atualmente existem algumas opções de brumas com formulações inovadoras, que atuam com as duas funções.

Marcas - Produtos

A seguir, você confere algumas opções de brumas faciais com diferentes funções, de marcas bem conhecidas no mercado e valores variados, para atender a todas as necessidades e bolsos.

Bruma Facial Protetora - Quem disse Berenice

A Bruma Facial Protetora da QDB reforça a barreira natural de proteção da pele, além de promover a hidratação. Sua fórmula possui glicerina, vitamina B3 e ácido hialurônico, que oferecem proteção contra a poluição, microrganismos e até a luz azul, emitida pelos dispositivos eletrônicos.

Essa é uma opção que pode ser usada com diversas funções, inclusive fixar a maquiagem, fazendo com que ela dure 3 vezes mais! O produto é vegano, ou seja, não contém nenhuma matéria-prima de origem animal em sua composição e fabricação, e também não é testada em animais.

Bruma Facial Hidratante Proteção Urbana - Ruby Rose Skin

A bruma da Ruby Rose é um produto multifuncional, que revitaliza a pele ao longo do dia e também pode ser usada após a maquiagem, para proporcionar fixação e um aspecto mais natural e iluminado para a make.

Ela é enriquecida com fitoextratos antioxidantes purificantes, que auxiliam na barreira de proteção da pele contra os radicais livres, protegendo-a do envelhecimento precoce. O produto é vegano, dermatologicamente testado e não possui parabenos em sua formulação.

Bruma Dermatológica Improve C Acqua - Dermage

A Improve C Acqua, bruma da Dermage, possui ação antioxidante proveniente da Vitamina C presente em sua composição - em uma versão pura e estabilizada. O produto possui uma textura leve e refrescante, que promove hidratação para o rosto, combate os radicais livres e ajuda a recuperar a luminosidade da pele.

Bruma Hidratante - Catharine Hill

A bruma facial da Catharine Hill ajuda a aliviar irritações na pele, além de conferir um aspecto mais natural para a make. Sua formulação possui extratos de Camomila, Chá Verde e Aloe Vera, que atuam refrescando, acalmando e hidratando a pele. Ela pode ser borrifada diretamente no rosto, a uma distância de 30 cm (com os olhos fechados), antes ou depois da maquiagem.

Bruma de Hidratação Prep + Prime Fix+ Matte - MAC

Quem entende um pouco de maquiagem, sabe que o Prep + Prime da MAC é uma das brumas faciais mais famosas do mercado. Ela é um spray leve matificante, que ajuda a refrescar a pele enquanto controla instantaneamente o brilho e a oleosidade da pele, sem interferir na maquiagem.

Sua fórmula inovadora contém pós, sílica e outros ingredientes que atuam absorvendo a oleosidade da pele, conferindo assim um efeito matte e o disfarce dos poros. O produto é indicado para todos os tipos de pele, é testado dermato e oftalmologicamente, além de ser não acnegênico.


Se você sente a pele perder o viço e a luminosidade ao longo do dia, ou se ela produz oleosidade em excesso e fica brilhosa além do normal, a bruma facial pode ser uma excelente solução para isso.

A melhor opção é escolher a que melhor se adapta ao seu tipo de pele: para peles secas a ideal é a bruma hidratante, já para as peles oleosas, a melhor opção são as brumas que ajudam a controlar a oleosidade.

Escolha a sua favorita e insira esse produto incrível na sua rotina de cuidados diários com a pele, podendo também ser uma excelente aliada na hora de fazer a maquiagem!