Maquiagem Vegana

Maquiagem Vegana: Descubra qual a definição e as principais marcas

O veganismo vai muito além de apenas uma alimentação sem nenhum ingrediente de origem animal. Ele também abrange todos os outros aspectos da vida como vestuário, produtos de higiene e beleza, entre outros.

Atualmente, com o crescente número de propagandas em prol do veganismo e pessoas famosas se manifestando contra os testes em animais, o mercado de beleza está se atentando para isso e cada vez mais marcas veganas têm aparecido no mercado.

Não somente isso, mas também diversas marcas de maquiagem já conceituadas, têm lançado produtos veganos, o que é bem legal, considerando que isso possibilita que pessoas veganas tenham acesso à essas marcas.

Com o objetivo de espalhar essa filosofia que visa o bem-estar animal, vamos te ajudar a entender um pouco mais sobre Maquiagem Vegana e te mostrar algumas marcas neste post.

O que é Maquiagem Vegana?

Mulher com folha de planta no rosto (Freepik)

Pode ser considerada Maquiagem Vegana, qualquer produto de make que não tenha nenhum ingrediente de origem animal, como mel, leite, gordura ou corante animal, entre outros.

Além disso, a Maquiagem Vegana não é testada em animais. É importante deixar claro que produtos “cruelty free”, ou seja, livre de crueldade, não necessariamente são produtos veganos. Isso pode indicar somente que eles não foram testados em animais.

Para ter certeza de que um produto é vegano, ele precisa conter na embalagem o selo indicando e, caso não haja, você pode verificar a lista de ingredientes para conferir. Em geral, os produtos veganos também visam ter o menor impacto ambiental possível em sua produção, desde a formulação até a escolha da embalagem, pensando na produção e no descarte após o uso do produto.

Muitas marcas também se preocupam com a consciência ambiental. Esses produtos, em geral, contém selos como o do PETA, o Cruelty Free International, embalagem verde, entre outros.

Quais os Principais Produtos?

Produtos de maquiagem e folhas verdes (Freepik)

Atualmente, é possível encontrar todos os tipos de Maquiagem Vegana, desde base, corretivo, pó facial, até esmaltes, batons e máscara de cílios. No início, era mais comum encontrar produtos de cuidados com a pele e higiene pessoal, como sabonetes, cremes, etc.

Principais Marcas

Maquiagens em fundo rosa e folha (Freepik)

Como já dissemos no início, existem marcas que são 100% veganas, assim como há marcas com linhas exclusivas de maquiagem vegana, ou alguns produtos em seu portfólio. Mas hoje, queremos dar espaço para as marcas veganas, que consideram a causa animal do início ao fim da fabricação dos seus produtos. Confira algumas dessas marcas a seguir:

Vizzela

A Vizzela tem uma linha completa de maquiagem, com produtos para a pele, olhos, lábios e sobrancelhas. A marca brasileira afirma ser 100% vegana, pois não utiliza nenhum ingrediente de origem animal na fabricação dos seus produtos, não apoia eventos de exploração animal como vaquejadas, rodeios e outros e também não faz testes em animais.

Como se não bastasse, a Vizzela ainda tem produtos incríveis, de qualidade e preços muito bons e competitivos e está dando o que falar na internet. A marca tem apostado na parceria com influenciadores (as) digitais para ampliar o seu alcance. É muito bom ter uma marca nacional vegana e com bons produtos né? Que orgulho!

Cativa Natureza

Posso falar com propriedade da Cativa, pois tenho vários produtos da marca e, além disso, ela é da minha cidade, Curitiba. A Cativa foi a primeira rede de lojas do Brasil a comercializar cosméticos com matéria-prima orgânica e rastreada, livre de qualquer crueldade animal, ou seja, 100% vegana.

A marca tem uma linha com mais de 120 produtos que abrangem maquiagem, beleza, higiene pessoal e mais. Os produtos são de alta qualidade e a marca tem diversos selos que regulamentam a fabricação e venda de seus produtos. Mais uma marca incrível, nacional e vegana!

Bioart Biocosmetics

A Bioart também é uma marca da qual sou bem próxima. Ela é pioneira em criar e produzir maquiagens veganas, ecológicas e biocosméticos no Brasil. A marca possui certificação internacional que atesta que seus produtos são naturais e orgânicos, e são de fabricação própria. A empresa acredita nos pilares:

  • Amor às pessoas: através do uso de ingredientes que tratam, nutrem, reparam, equilibram e proporcionam saúde e beleza.
  • Amor aos animais: fabricando e comercializando produtos veganos e livres de testes em animais.
  • Amor ao planeta: fábrica própria criada dentro dos padrões estabelecidos pela ANVISA e certificadoras de produtos naturais e orgânicos; ingredientes orgânicos e bases vegetais, livres de agrotóxicos e validados por respeitadas certificadoras mundiais; produtos multifuncionais como biocosméticos que poupam recursos naturais.
  • Consumo consciente: através de embalagens que possuem refis de eco make-ups e de tratamentos bionutritivos, além de embalagens recicláveis e/ou reutilizáveis. Também fabricam produtos não poluentes, com formulações que garantem que os resíduos voltem puros à natureza, sem poluir a água e o solo.

Organela

A Organela é uma marca nacional, que se auto intitula natural e vegana e tem como objetivo impulsionar as pessoas a cuidarem de si, dos outros e do meio ambiente, buscando aliar beleza e saúde.

Ela tem a natureza como fonte de inspiração, por isso, fabrica produtos naturais e sem toxinas, desenvolvidos especialmente para peles sensíveis e alérgicas aos cosméticos convencionais. A Organela possui uma linha de maquiagem natural, orgânica e vegana, voltada ao consumo consciente e à causa animal.

Simple Organic

Ta aí mais uma marca que eu consumo, a Simple Organic. A marca além de vegana, também é natural e orgânica. Ela tem uma linha completa de maquiagem para o rosto, olhos e boca, tudo com muita qualidade e sofisticação.

Segundo a fundadora da marca, o objetivo principal é democratizar a beleza natural através de produtos orgânicos, feitos com muito amor e estudo por quem, e para quem, acredita na beleza individual e busca produtos que são a tradução da natureza, que nos proporciona aquilo que há de melhor no mundo.

A filosofia da marca é:

  • Acreditar na verdadeira beleza;
  • Na igualdade de gênero;
  • No amor aos animais;
  • Na força da natureza e em sua matéria-prima;
  • No bem-estar como uma ferramenta para a auto-estima;
  • No DNA local com uma visão global;
  • Na energia que cada produto entrega a quem o consome;
  • Na ética do consumo como chave para um mundo melhor;
  • Acreditar que o verdadeiro luxo é a simplicidade da vida.

Eu sou vegetariana há mais de 12 anos e desde então, venho tentando mudar meus hábitos em todos os âmbitos possíveis, inclusive nos cosméticos e maquiagens. Contudo, não é preciso aderir ao vegetarianismo ou ao veganismo para usar Maquiagem Vegana.

Isso porque esses produtos, além de veganos, costumam ter somente ingredientes naturais e orgânicos, que não fazem nenhum mal à pele e são perfeitos para quem tem alergias ou pele sensível.

Ou seja, só tem benefícios. Os preços costumam ser um pouco mais altos do que as maquiagens comuns, pois o processo de fabricação e a escolha de matéria-prima são um pouco mais trabalhosos. Mas, se formos pensar em custo-benefício, é um ótimo investimento pensando na sua saúde, no meio ambiente e nos animais.

Se você gosta de saber mais sobre maquiagem, continue acompanhando o nosso conteúdo para não perder nada. Aproveite e conte para nós nos comentários, sobre o que você gostaria de ler por aqui.