Limpeza de Pele

Saiba tudo sobre a Limpeza de pele, procedimento essencial para a saúde da pele!

Ainda que tenhamos uma rotina diária de skincare, isso não é o suficiente para remover as impurezas mais profundas da derme. Aliado aos cuidados diários com a pele, é importante incluir passos como a esfoliação facial e também a limpeza de pele de forma frequente.

Independentemente se sua pele é seca ou oleosa, esse procedimento é fundamental para manter a saúde da derme, além de promover inúmeros benefícios. Confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre a limpeza de pele!

O que faz a limpeza de pele?

A limpeza de pele é um dos tratamentos estéticos mais realizados no mundo. Ela é a primeira etapa de qualquer tratamento de pele e deve ser feita por uma pessoa experiente na área.

O que ela faz é remover as impurezas da derme, desobstruindo os poros e melhorando a sua capacidade de absorção.

Além disso, ela também:

  • Hidrata e nutre;
  • Auxilia no clareamento de manchas;
  • Remove resíduos e secreção;
  • Faz a extração de comedões (cravos) e pústulas (espinhas);
  • Afina a camada córnea, onde as células mortas são regularmente depositadas.

Quais são os benefícios da limpeza de pele?

Quando feita de forma regular e com bons profissionais, a limpeza de pele proporciona diversos benefícios a curto e longo prazo. Confira a seguir alguns deles:

  • Ajuda a prevenir o surgimento da acne;
  • Auxilia na oxigenação da pele;
  • Remove as células mortas e estimula a renovação celular;
  • Contribui para o controle da oleosidade;
  • Uniformiza a textura e o tom da pele;
  • Combate os principais sinais do envelhecimento precoce, como rugas e linhas de expressão;
  • Promove a desintoxicação da pele;
  • Garante a sensação de pele limpa por mais tempo.

Qual o passo a passo da limpeza de pele?

O processo de como fazer limpeza de pele pode variar de profissional para profissional, ou ainda conforme a necessidade da pessoa em quem será realizado o procedimento. Contudo, algumas etapas são fundamentais. Confira a seguir quais são elas:

Passo 1: Higienização

A limpeza facial é sempre o primeiro passo em qualquer tipo de tratamento de pele, seja na rotina de skincare ou até mesmo em tratamentos mais profundos. Para esta etapa, é importante utilizar produtos com pH neutro para fazer a higienização.

O objetivo dessa etapa é remover da pele todas as impurezas, resíduos de poluição, filtro solar, maquiagem e excesso de oleosidade. Os produtos utilizados podem ser um limpador facial (em gel, espuma, creme, ou outros), água micelar, tônico facial, loção facial, etc.

Passo 2: Esfoliação

A esfoliação é a segunda etapa da limpeza de pele, essencial para remover as células mortas e demais impurezas da pele, que ajudará a aumentar a circulação da derme facilitando a absorção dos produtos que serão aplicados em seguida.

É neste momento que são retiradas as sujidades presentes na camada superficial da pele, que se acumulam diariamente. Aqui, as opções podem ser:

  • Esfoliante físico ou enzimático, que costumam ser cremosos ou gel com a presença de partículas esfoliantes que atuam removendo as impurezas;
  • Esfoliante químico, que pode ser em formato de tônico ou máscara, e contém substâncias químicas que proporcionam um peeling na derme.

Passo 3: Emoliência e extração

Nesta etapa, a pele precisa passar por um processo que proporcione emoliência, o que pode ser feito com vapor de ozônio ou até mesmo de uma solução emoliente. Após conseguir esse resultado, é feita a extração dos cravos (comedões) de forma fácil e menos dolorosa.

Este é um passo importante para remover as impurezas mais profundas, responsáveis pela obstrução dos poros e aumento da oleosidade na pele. A extração pode ser feita de forma manual ou mecânica, através de aparelhos de sucção ou acessórios específicos.

Passo 4: Tonificação

Após a extração dos comedões, que acaba agredindo um pouco a pele, é importante reestabelecê-la. Isso pode ser feito através de um tônico adstringente ou outro produto com ação antisséptica e anti-inflamatória, que ajudará a normalizar os poros dilatados devido ao processo de emoliência, além de normalizar o pH da pele.

Passo 5: Acalmar e descongestionar a pele

Em alguns casos, pode ser utilizado um aparelho de Alta Frequência após a tonificação, pois ele ajuda a cauterizar a pele após a extração dos comedões, além de revitalizá-la e melhorar a circulação sanguínea. Também pode ser utilizada uma máscara ou loção calmante, para suavizar a pele sensibilizada e reduzir a vermelhidão.

Passo 6: Tratamento

Aqui, é preciso avaliar a necessidade de cada pele, ou seja, o tratamento é individual. Para peles maduras, por exemplo, prefira produtos rejuvenescedores como séruns faciais que atuem suavizando os sinais de envelhecimento da pele, estimulando o preenchimento e a firmeza, e rejuvenescendo a pele desde a primeira sessão.

Para pele acneicas, pode ser interessante optar por um secativo de espinhas, já para peles secas, ativos como Retinol, Ácido Hialurônico ou ainda outros cremes faciais que contenham hidratantes potentes, podem ser os mais indicados.

Passo 7: Fotoproteger

Por fim, este é um passo fundamental para finalizar a limpeza de pele, que irá protegê-la das radiações solares e luz artificial. A opção mais indicada, é escolher um fotoprotetor com filtros fotoestáveis e complexo antioxidante, que tenha uma textura agradável e se adapte a todos os tipos de pele.

O filtro solar pode ser da escolha do (a) profissional, podendo ser em gel, creme, sérum ou outros, contanto que tenha uma boa espalhabilidade, secagem rápida, não deixe a pele oleosa e, claro, não seja comedogênico (produtos com ingredientes que entopem os poros). Confira a seguir algumas opções:

Limpeza de pele Profunda

A limpeza de pele profunda é indicada em casos específicos, em que é feita uma avaliação da derme e um diagnóstico de qual o procedimento mais indicado. Algumas opções mais comuns são:

  • Peeling de cristal: é um tratamento indicado para peles com muitos cravos, manchas (pois ajuda no clareamento facial), linhas finas e rugas. Ele também é muito indicado em casos de foliculite, principalmente para homens com pelos encravados na região da barba.
  • Peeling de diamante: indicado para o tratamento de manchas, linhas finas e rugas.
  • Limpeza de pele por sucção ou vácuo: é utilizado para fazer a extração das impurezas de forma mecânica, através de um aparelho profissional a vácuo que faz a sucção das impurezas. Ela remove os micro-organismos que obstruem os poros e atua nos sistemas circulatórios (venoso e linfático), ajudando a regular o equilíbrio híbrido da pele, a circulação de nutrientes e eliminando toxinas dos tecidos.
  • Eletroterapia: utiliza ferramentas como: aparelhos de vapor com ozônio, aparelhos de alta frequência com eletrodos de vidro, microcorrentes e Ionização ou Iontoforese para potencializar os resultados da limpeza de pele.
  • Limpeza de pele Fotônica: utiliza elementos como luz de led ou lus laser para agregar e potencializar a limpeza de pele profunda de forma indolor.

A limpeza de pele masculina e feminina, é um procedimento importante que deve ser feito regularmente para manter a pele saudável e bonita. Mas é fundamental que os produtos para limpeza de pele sejam de qualidade, para garantir a eficácia do procedimento.

Responda com sinceridade: você faz limpeza de pele com frequência? 🧐 Conta pra nós aqui nos comentários qual a sua rotina de cuidados e procedimentos profissionais que você mais gosta!