HomeNossa EquipeContato
Saiba tudo sobre os Óleos Faciais e seus Benefícios para a Pele!
GuiasCuidados com a Pele
Saiba tudo sobre os Óleos Faciais e seus Benefícios para a Pele!
Carol Picolo
Carol Picolo
abril 29, 2022
5 min

Os óleos faciais se popularizaram no Brasil graças à cultura coreana de skincare que passamos a simpatizar por aqui. Até pouco tempo, o óleo facial era visto como um vilão, principalmente para pessoas de pele oleosa.

Eles são concentrados líquidos com alto poder de hidratação, absorção e propriedades anti-idade. Os óleos podem ser derivados de sementes ou flores e ser indicados para diferentes fins, conforme o tipo de pele e suas necessidades.

É importante esclarecer, que os óleos faciais podem ser aplicados em todos os tipos de pele, inclusive as oleosas. Contudo, é fundamental utilizar o ativo certo e fazer a aplicação da forma correta.

Como usar óleos faciais?

Os óleos faciais são absorvidos facilmente na pele, por isso, são perfeitos para uma hidratação potente. Além disso, eles são eficazes para prevenir a perda de água da pele, garantindo uma pele mais viçosa.

Alguns tipos de óleos mais emolientes, como o de coco, por exemplo, pode ser utilizado como demaquilante, pois dissolve facilmente até as maquiagens mais pesadas ou a prova d’água. Ao utilizar os óleos faciais, é importante considerar o seu tipo de pele.

No caso das peles oleosas, é indicado aplicar o óleo somente à noite e, ao acordar, é preciso lavar o rosto com um sabonete adequado para evitar o acúmulo de oleosidade. Já para as peles secas, a aplicação pode ser feita à noite e também pela manhã, desde que sua fórmula não seja fotossensível.

Saiba como aplicar seu óleo facial

como aplicar oleo facial

Mesmo podendo ser utilizado em todos os tipos de pele, é importante ter alguns cuidados na aplicação do óleo facial. Isso porque ele deve ser sempre aplicado após o hidratante, e nunca antes, pois dessa forma ele irá bloquear a absorção do hidratante impedindo sua ação na pele.

Quando você aplica na maneira correta, você garante que o hidratante tenha um efeito prolongado na derme. Confira a seguir o passo a passo para a aplicação

  • Faça a sua limpeza facial habitual, tonifique e hidrate a pele com seus produtos de costume;
  • Em seguida, pingue de três a quatro gotas do óleo facial escolhido na palma das mãos e aqueça-o, esfregando uma mão na outra;
  • Para a aplicação, aperte as mãos delicadamente no rosto, como se estivesse segurando a face. Vá apertando até cobrir toda a área;
  • Evite esfregar o óleo facial ou fazer movimentos bruscos;
  • Espere o produto secar e ser completamente absorvido na pele;
  • Se a aplicação for feita pela manhã, não se esqueça de aplicar em seguida um filtro solar facial.

Confira algumas opções

Conheça mais um lançamento da Beyoung, o Facial Essential - Protetor Solar Facial

Aqua Rich Watery Essence — Bioré: Conheça o Protetor Solar facial #1 do Japão!

Qual tipo de óleo escolher?

tipos de oleos faciais

Como vimos, existem diferentes tipos de óleos faciais, indicados para necessidades específicas de cada pele. Para saber qual o melhor para você, é importante saber primeiramente o seu tipo de pele e qual sua situação atual, para avaliar o que ela precisa.

Se você ainda não sabe, que tal consultar um (a) dermatologista? Esse passo é importante antes de definir uma rotina de cuidados diários com a pele, pois só um (a) profissional saberá indicar corretamente quais os melhores ativos para a sua derme.

Vale lembrar que além de escolher o ativo ideal, é importante se atentar para a formulação do óleo facial e evitar as versões minerais, que podem conter silicone ou parafina. Esses componentes são prejudiciais à pele, e podem acabar obstruindo os poros. Por isso, prefira fórmulas seguras e limpas!

Confira a seguir algumas opções de óleos faciais e para que servem

Óleo de romã

É uma excelente fonte de vitamina A, C e B5, potássio, polifenóis, e ácidos graxos, que ajudam a proteger a barreira cutânea. O óleo de romã é um poderoso antioxidante, que ajuda a prevenir linhas finas e sinais de expressão.

Além disso, ele atua como um aliado do protetor solar, pois ajuda a potencializar a proteção contra os raios UV. Além disso, ele também inibe a proliferação de melanócitos, ou seja, também atua na prevenção das manchas de pele causadas pelo sol.

Ele também é anti-inflamatório e antibacteriano, além de ajudar a acelerar o processo de cicatrização de feridas e promover a síntese de colágeno, atuando na firmeza da pele.

Óleo de melaleuca

O óleo de Melaleuca, também conhecido como Tea Tree, em inglês, é famoso por suas propriedades anti-inflamatórias e antissépticas, sendo o queridinho para as pessoas de pele oleosa e acneica.

Ele também é um antioxidante, além de ajudar a combater bactérias, vírus e fungos, aumentando também a atividade dos glóbulos brancos que auxiliam no combate de germes e outros invasores.

Conheça a linha de Melaleuca da The Body Shop

Por isso, o óleo de melaleuca é muito utilizado como secativo para espinhas, graças às suas propriedades antissépticas e antibacterianas, que além de ajudar a limpar os poros profundamente, também ajuda a combater a bactéria Propionibacterium acnes, responsável pela inflamação causada pela acne.

Óleo de semente de uva

O óleo de semente de uva é rico em compostos fenólicos e vitaminas, e possui propriedades anti-inflamatórias, antimicrobianas e antioxidantes, graças ao seu alto teor de tocoferol (vitamina E), ácido linoleico (ômega 6) e Resveratrol.

Ele atua como um poderoso antioxidante que combate os radicais livres e ajuda a prevenir o envelhecimento precoce da pele, além de conter ação cicatrizante, não obstruir os poros e ajudar na proteção da pele contra os danos causados pela radiação UVB. O óleo de semente de uva é muito leve, por isso, é facilmente absorvido na pele sem deixá-la oleosa.

Conheça o Luxuoso Óleo multifuncional Thé des Vignes da Caudalie, formulado à base de semente de uva!

Óleo de Rosa-Mosqueta

O óleo de rosa-mosqueta é bem famoso, e possui uma alta concentração de ácidos que garantem propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e que combatem o estresse oxidativo das células.

Além disso, ele também contém inúmeras vitaminas, como: A, C, E, B1 e B2, que atuam com propriedades regenerativas para a derme. Ele ainda hidrata a pele, ajuda a minimizar manchas, atua na cicatrização da pele, ajuda a retardar o envelhecimento da pele e possui ação antibacteriana.

Óleo de Argan

Engana-se quem pensa que o Óleo de Argan é utilizado apenas nos cabelos. Ele possui propriedades que podem ser benéficas para a pele, como as vitaminas A, D e E.

O óleo de argan é um antioxidante que contém bons níveis de ácidos graxos essenciais, ômega 6 e 9, polifenóis e fitosteróis, que atuam na hidratação da pele. Além disso, graças à sua composição, ele ajuda a combater o excesso de oleosidade da pele, proteger dos danos causados pelo sol, possui propriedades anti-idade e ajuda a prevenir o aparecimento de estrias.

Óleo de coco

Atualmente, têm se falado muito a respeito dos diversos usos do óleo de coco, entre eles, na rotina de skincare. Mas será que ele realmente é bom para este fim? Ele contém ácidos graxos como o Ácido Láurico e Ácido Cáprico, que possuem propriedades antimicrobianas eficazes na proteção da pele de possíveis contaminações por bactérias ou fungos.

O óleo de coco também possui propriedades anti-inflamatórias, ajudando a combater inflamações causadas por dermatites, por exemplo. Ele ainda atua como um poderoso hidratante, ajudando a evitar irritações cutâneas causadas pelo ressecamento, além de promover a cicatrização e ajudar a manter a integridade do tecido da pele.

Contudo, o óleo de coco não é indicado para peles oleosas, pois contém ingredientes comedogênicos, ou seja, ele pode acabar entupindo os poros. Por isso, se você tem pele oleosa ou acneica, talvez seja melhor evitar o óleo de coco.


Você usa óleo facial ou ainda tem preconceito como a maioria das pessoas? Conta pra nós a sua experiência com esse produtinho e qual o seu favorito!


Tags

Beleza limpaÁcidosRosto
Post Anterior
Conheça o Gel de Limpeza Facial Gentle Cleanser da Beyoung
Carol Picolo

Carol Picolo

Maquiadora

Índice

1
Como usar óleos faciais?
2
Saiba como aplicar seu óleo facial
3
Qual tipo de óleo escolher?

Newsletter

Receba novidades no seu email.

Posts Relacionados

Lançamento: Conheça a Máscara Super Renovadora da Sallve!
30 de novembro, 2021
5 min
Todos os Direitos Reservados © 2022 - Guia Make

Links Rápidos

Anuncie ConoscoSobre NósContate-nos

Redes Sociais