Automaquiagem

GUIA: Saiba tudo sobre a Automaquiagem e como fazer!

Quem não adoraria acordar maquiada todo dia? Seria um sonho, mas sabemos que isso é impossível, até porque, não é recomendado dormir de maquiagem. Entretanto, podemos aplicar a automaquiagem, de forma prática e com os produtos que temos em casa, conforme o nosso gosto pessoal.

No post de hoje, você vai aprender a se maquiar de uma vez por todas, além de conhecer o passo a passo de uma automaquiagem básica. Continue a leitura para saber mais!

Automaquiagem: o que é?

Automaquiagem é basicamente a ação de maquiar a si mesma (o). Não importa quantos passos de maquiagem você adota, ao aplicar qualquer produto de maquiagem no rosto, você está se automaquiando.

Essa técnica é bastante comum atualmente, principalmente com a popularização dos tutoriais de maquiagem, influenciadoras (es) digitais que ensinam em seus canais como se maquiar de forma prática, com os produtos que temos em casa.

O que é o curso de Automaquiagem?

Os cursos de automaquiagem são cada vez mais procurados, pois com a correria do dia a dia, a atuação no mercado de trabalho e em eventos sociais, passou a ser fundamental ter um domínio, ainda que básico, da automaquiagem.

Para isso, existem diversas opções de cursos, online e presenciais, que ajudam as pessoas a dominar algumas técnicas de make, desde a maquiagem simples para o dia a dia, até as mais elaboradas para eventos, casamentos, festas, entre outros.

Quais produtos para automaquiagem?

Primeiramente, os produtos dependerão do tipo de maquiagem que você pretende fazer. Isso porque para uma make mais elaborada, certamente você usará mais produtos do que para uma maquiagem básica do dia a dia. Em geral, os principais produtos para uma automaquiagem são:

É claro que poderíamos adicionar outros produtos, como primer facial, delineador, lápis de olhos, sombra, máscara de sobrancelhas, contorno labial, etc., contudo, a escolha dos produtos é bem particular.

Aqui, citamos o básico do básico para o dia a dia, aqueles produtos que você pode levar na necessaire para qualquer lugar, que será possível criar uma make para qualquer tipo de ocasião.

Vale lembrar que o contorno, o iluminador e o blush, por exemplo, podem ser utilizados como sombra, da mesma forma que os produtos podem ganhar outras funções, basta usar a criatividade.

Como aprender a se auto maquiar?

Existem diversas formas de aprender a se automaquiar, você pode fazer um curso de automaquiagem, assistir vídeos com passo a passo, ou ainda ler tutoriais com texto e foto explicativos.

Mas a melhor forma de aprender é testar. Isso mesmo, de nada adianta assistir inúmeros tutoriais e aulas se você não tentar aplicar as técnicas em si mesma (o). Isso porque é errando que se aprende.

Por isso, se você tem vontade de aprender a se maquiar, teste! Siga o passo a passo abaixo usando os produtos que você já tem, e adapte as técnicas para a sua realidade. É importante lembrar que na maquiagem não existe certo ou errado, existe a sua preferência e gosto pessoal.

Automaquiagem passo a passo

Antes de mais nada, é preciso deixar claro que nem todas essas etapas precisam ser seguidas. Isso é apenas um guia para te orientar quais as etapas existentes para você identificar quais delas fazem sentido para você e sua realidade. Confira a seguir o passo a passo.

Preparação da pele

Podemos dizer que a preparação de pele é um passo fundamental da automaquiagem. Isso porque para a make ficar bonita, a pele precisa estar limpa e preparada. Essa etapa consiste em:

  • Limpar a pele com um limpador facial, água micelar ou tônico da sua preferência, para garantir que nenhuma impureza fique embaixo da make, pois isso pode fazer com que ela fique com aspecto feio e craquele antes do esperado. Além disso, a limpeza ajuda a fixar melhor a maquiagem e faz com que ela dure por mais tempo.
  • Após a limpeza, é fundamental hidratar a pele, independente do seu tipo de derme (normal/seca ou mista/oleosa). A hidratação ajuda no aspecto da pele, além de ser essencial para reter a umidade da pele e não craquelar a base;
  • Aplique um filtro solar específico para o rosto! Este passo é indispensável, pois garante a saúde e a proteção da pele.
  • Agora, como passo opcional, você pode aplicar um primer facial, que atua na minimização dos poros, controle da oleosidade de durabilidade da make na pele.

Maquiagem da pele

Com a derme preparada (limpa, hidratada e protegida), é a hora de uniformizar o tom, corrigir manchas, contornar e iluminar a pele. Para isso, são necessários alguns passos:

  • Com a pele preparada, partimos para um passo que é opcional na make do dia a dia: a aplicação da base, bb cream, cc cream, filtro solar com cor, ou qualquer outro produto de sua preferência. Prefiro utilizar a base apenas em maquiagens mais elaboradas, contudo, essa escolha é de gosto pessoal.
  • Em seguida, você pode partir para o corretivo, que também é opcional. No meu caso, no cotidiano costumo usar apenas o corretivo na região dos olhos e em algumas manchinhas pontuais de acne.
  • O pó facial é indicado para segurar a make por mais tempo e matificar a pele. Eu não costumo usar no dia a dia, pois prefiro um efeito mais natural, contudo, uso sempre que quero a make intacta o dia todo.
  • Novamente, o contorno, o blush e o iluminador são passos opcionais. O que eu mais uso é o blush, independente da make, seja ela simples ou mais elaborada. Já os demais, prefiro deixar para maquiagens noturas ou para eventos.
  • Para finalizar, você pode aplicar uma bruma facial, que devolve o viço para a pele e ajuda a make a durar mais.

Um ponto importante na preparação da pele e dos olhos que vem a seguir, é se atentar para os acessórios necessários para a aplicação dos produtos. Confira algumas dicas:

Pincéis de Maquiagem: Guia Completo com os Principais Tipos e Para que Servem

Esponjas: um guia com tudo o que você precisa saber sobre elas!

Maquiagem dos olhos

Novamente, este passo é bastante particular. No meu caso, não costumo fazer nada nos olhos na make do cotidiano. Aplico apenas uma máscara de cílios e só! Contudo, em eventos ou ocasiões especiais, gosto de fazer um olho mais marcante. A seguir, você confere o passo a passo:

  • Se você vai aplicar sombras, é indicado preparar a pálpebra com um primer de olhos, que ajudará a fixar a sombra e fazer com que ela dure mais (principalmente se você quiser aplicar um glitter).
  • Em seguida, é a hora das sombras, que você pode usar líquida, cremosa, em pó… Fica a seu critério. Além disso, é possível utilizar apenas uma cor, ou várias esfumadas, ou ainda uma make neon, colorida, e assim por diante.
  • Você pode complementar os olhos com delineador ou lápis, para ressaltar o contorno dos olhos.
  • Por fim, um passo que considero essencial até mesmo no dia a dia: você pode (ou deve) aplicar a máscara de cílios.
  • Um passo extra, é aplicar cílios postiços, que fica bem legal para makes mais elaboradas para festas e eventos em que você quer evidenciar os olhos.

Correção de Sobrancelhas

Para este passo, temos um conteúdo completo que te ajudará a definir qual a melhor opção para o seu tipo de sobrancelhas. Aqui, fica a seu critério o produto a ser utilizado, conforme a sua necessidade (preencher falhas, manter os pelos no lugar, etc.). Os produtos mais utilizados são:

Confira a aqui como fazer a correção — Correção de sobrancelhas: quais os melhores produtos e como aplicar

Maquiagem dos lábios

Considero esse o passo final da make, pois costumo deixar por último. Muitas vezes, esse pode ser o único passo da sua make após a preparação de pele, aquele famoso batonzinho pra dar um ar de saúde e está ótimo.

Contudo, para uma make mais elaborada, você pode adotar alguns passos simples para dar mais destaque aos lábios:

  • Primeiramente, é importante hidratar os lábios com um balm, lip oil ou algo semelhante Não tem nada pior do que aplicar o batom e ficar aparecendo vincos decorrentes de lábios ressecados.
  • Em seguida, você pode contornar os lábios para destacar o desenho, ou ainda aumentá-lo, se for do seu gosto. Além disso, esse passo faz com que o batom dure por mais tempo e facilita a sua aplicação.
  • O batom certamente está entre os produtos queridinhos da maquiagem, seja ele líquido, cremoso, em bala, gel, etc. Ele pode ser aplicado sozinho, ou como complemento de qualquer tipo de maquiagem.
  • O gloss pode ser aplicado por cima do batom ou sozinho, e confesso que eu amo. Ele é perfeito para dar a impressão de lábios mais volumosos, graças à sua textura brilhosa. Há ainda produtos específicos que possuem um efeito “plump”, como o Lip Injection, da Too Faced.
  • Para quem não é adepta (o) do batom ou gloss, uma excelente opção é o lip tint, que confesso ser o meu favorito do momento. Ele confere uma cor sutil aos lábios, com alta duração e sem deixar nenhuma textura, apenas a cor. Vale lembrar que ele é um produto versátil, que também pode ser usado nas maçãs do rosto, substituindo o uso do blush.

Pode parecer difícil colocar em prática a automaquiagem, contudo, não é tão difícil assim. Basta lembrar que você pode escolher apenas os passos que fazem sentido para você, sua rotina, seu estilo e sua realidade do dia a dia.

Compartilhe conosco qual a sua rotina de maquiagem, quais seus produtos favoritos, qual não pode faltar no seu cotidiano e qual você acha que faltou na nossa lista!